Focus terá vida difícil com Golf, mas aposta em "acessórios"
Novo Focus chega renovado em outubro para tentar manter a liderança do segmento de hatches médios
No mesmo dia em que a Volkswagen anuncia que a sétima geração do Golf está nas concessionárias, a Ford revela preços e versões do Novo Focus. O movimento praticamente simultâneo é sintomático e mostra a importância do segmento de hatches médios, que estava alguns anos atrasado. Agora, os dois modelos chegam ao alcance do brasileiro com o mesmo nível do produto europeu. Enquanto a marca alemã apela para a parte emocional de um motor 1.4 l turbo, a montadora americana faz sua aposta em acessórios tecnológicos a preços mais acessíveis para manter a liderança.
O salto de patamar em equipamentos vem também com um custo maior. Com relação ao modelo comercializado atualmente no Brasil, o Focus ficará R$ 10 mil mais caro na versão hatch com motor 1.6 l. Já carregando o novo motor 2.0 l a diferença fica ainda maior: R$ 16 mil. Embora o preço de entrada seja mais atrativo que o novo Golf (R$ 67.990), a briga deve se dar mesmo com de 2.0 l, que parte de R$ 72.990 (SE) e chega a R$ 87.990 no topo de linha Titanium com pacote Plus, deixando o modelo 1.6 l para fazer frente ao Chevrolet Cruze Sport6. Também disputam o mesmo mercado Hyundai i30 e Peugeot 308.
Testamos esta versão mais cara do hatch da Ford em Mendoza, na Argentina, mesmo país onde ele será fabricado e exportado ao Brasil. A lista de equipamentos é longa e conta com itens como faróis de xenon, luzes diurnas de LED, faróis auxiliares em curvas, teto solar elétrico, sistema de estacionamento automático, banco do motorista com ajuste elétrico, câmera de ré, tela multimídia com tela de 8 polegadas, GPS, seis airbags, partida sem chave, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisores com rebatimento elétrico e ar-condicionado automático digital.
Durante o percurso de cerca de 35 km nem foi possível utilizar todas as funções que o carro oferece, muitas praticamente inperceptíveis, como o controle de torque em curvas, mas elas estão ali para quando for necessário. Entre os gadgets, a conectividade com o sistema multimídia por meio de comandos de voz equipa todas as versões e merece destaque. Ele permite que o motorista trace uma rota no GPS, busque o posto ou restaurante mais próximo na tela, sem precisar parar o carro ou desviar a atenção para tocar a tela no console central. E funciona adequadamente em português.
Os comandos instalados no volante de circunferência um pouco acima do normal também direcionam o foco do condutor para sua segurança e na experiência de dirigir, que é agradável, com posição boa para o motorista e banco acolhedor em couro. Com baixo nível de ruído dentro da cabine, o motor 2.0 l Duratec Direct é o primeiro bicombustível com injeção direta e duplo comando de válvulas variável, entregando até 178 cavalos de potência.
Essa novidade leva o Focus a acelerar até 100 km/h em 9s2, mesmo com câmbio Powershift, e alcançar até 206 km/h, segundo a fabricante. Mas não espere muita esportividade. A combinação com a transmissão automatizada pode ser ideal para o uso urbano, mas na estrada mostra falta de fôlego. Até atingir rotações um pouco maiores, a resposta é inferior à expectativa que o carro produz. Sem borboletas no volante e com botão para troca de marchas sequencial incômodo na manopla, o jeito é pisar fundo mesmo e fazer o motor "gritar" um pouco.
Depois de dirigir, passamos ao banco de trás para avaliar o espaço interno. Embora seja feito para cinco pessoas, dificilmente a lotação máxima será confortável para todos no caso de adultos. Um corte no teto baixo dá um pouco mais de altura para os passageiros traseiros, mas ainda assim parece oprimir qualquer um que tenha mais de 1,80 metro. O porta-malas, no entanto, é bastante generoso, com 316 litros de capacidade, e ainda guarda o estepe de 16 polegadas, o que limita o uso em caso de necessidade, já que as demais são de 17 polegadas.
Carro mais vendido no mundo em 2012 e neste ano, o Novo Focus faz um bom serviço ao mercado nacional ao tornar mais acessível a tecnologia. Por R$ 87.990, o veículo já vem, por exemplo, com assistente de estacionamento, antes exclusivo de veículos de alto luxo. Quando o sistema de câmera e radar encontra uma vaga 20% maior que o carro, o motorista "assiste" o veículo fazer a manobra, apenas acelerando e freando.
E este pode ser o trunfo da Ford sob a ameaça do Golf. Para contar com "acessórios" semelhantes, o modelo da Volkswagen precisa do chamado Pacote Premium, que acrescenta R$ 25 mil no valor, além dos R$ 3,7 mil do Park Assist. Com câmbio DSG e navegação por comado de voz, o Golf não sai por menos de R$ 109 mil. Mas apenas depois de outubro, quando o Focus começar a chegar à rede de lojas, descobriremos quem levará a melhor nesse duelo, embora o vencedor no ano já esteja quase certo: o Focus hatch emplacou de janeiro a agosto 15 mil unidades, ante 7,1 mil do Golf nacional, segundo dados da Fenabrave.
O jornalista viajou a convite da Ford.