Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ford apresenta duas versões da F-150, mas esconde o preço

Conheça o conteúdo das versões Lariat FX4 e Platinum, que não terão o preço divulgado antes do dia 14 “porque não queremos”

10 fev 2023 - 13h00
(atualizado em 13/2/2023 às 12h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Ford F-150 Lariat FX4
Ford F-150 Lariat FX4
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A Ford apresentou oficialmente as duas versões da picape F-150 que começam a ser vendidas no Brasil a partir da próxima terça, dia 14. Liberou as informações sobre o Ford F-150 Lariat FX4 e o Ford F-150 Platinum, mas faz mistério sobre o preço. Estratégia? Não. Segundo Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul, “é óbvio que sabemos o preço; não divulgamos porque não queremos”.

A super picape, que é líder geral de vendas nos Estados Unidos há 41 anos e líder do segmento há 46 anos, está em sua 14ª geração e chega ao Brasil depois de longa espera. 

Segundo Golfarb, o Ford F-150 é imbatível em seu segmento por três fatores: “Inovação, atendimento e futurismo”, ou seja, a capacidade de prever o que os consumidores vão querer no futuro. A liderança nos Estados Unidos é pela soma da F-150 com a F-250.

Ford F-150 Lariat FX4
Ford F-150 Lariat FX4
Foto: Ford / Guia do Carro

A Ford realizou 18 meses de testes no Brasil, mas não precisou fazer nenhuma modificação técnica em relação ao veículo que é vendido nos Estados Unidos. Entretanto, tomou a iniciativa de fazer uma: trocou o tanque de 80 litros por um tanque de 136 litros, que deu ao Ford F-150 um alcance superior a 1.000 km.

Equipada com motor 5.0 V8 de 405 cv a 6.000 rpm e 556 Nm a 4.250 rpm, com transmissão automática de 10 marchas, o Ford F-150 faz 6,3 km/l de gasolina na cidade e 8,6 na estrada. Por isso, a Ford optou por um tanque maior, evitando a necessidade de reabastecimento para quem faz longas viagens até a fazenda, por exemplo.

Ford F-150 Lariat FX4
Ford F-150 Lariat FX4
Foto: Ford / Guia do Carro

A picape ficou linda nas duas versões escolhidas para o Brasil: uma mais esportiva,  aventureira, e outra mais refinada. A versão Lariat FX4 tem acabamento escurecido, ausência de cromados, grade preta e o nome estampado na traseira (sem adesivos).

A versão Platinum tem acabamento cromado (brilhante e/ou acetinado) e volante com o logotipo cromado (único na família Ford, cujo logotipo é azul). A traseira tem uma peça em cromo acetinado com o nome da versão escrito em cromado.

Ford F-150 Platinum
Ford F-150 Platinum
Foto: Ford / Guia do Carro

A picape tem um design apaixonante. As luzes de condução diurnas envolvem a grade, o capô é bem elevado e há um interessante desnível na base das janelas dianteiras para aumentar a visibilidade externa. As duas versões contam com farol alto automático, pneus Hankook 275/65, rodas de 20”, piloto automático adaptativo, estrutura em alumínio de alta resistência (inclusive na caçamba) e Pro Trailer, um assistente de reboque que ajuda a fazer manobras de ré na picape.

O Ford F-150 mede 5,880 m de comprimento, 2,090 m de largura, 1,960 m de altura e 3,675 m de entre-eixos. O vão livre do solo é de 238 mm. Nas duas versões a caçamba acomoda 1.370 litros, mas a Lariat FX4 carrega 728 kg e a Platinum leva 681 kg. A capacidade de reboque é de 3.515 kg.

Ford F-150 Platinum
Ford F-150 Platinum
Foto: Ford / Guia do Carro

Como a ideia é oferecer o máximo possível dentro de um super picape, a F-150 tem tomada de 110V com capacidade de 400W, iluminação em led e lâmpadas nos quatro lados do veículo, escada de acesso, travas, protetor de caçamba e sistema de abertura e fechamento elétrico. A tampa da caçamba traz réguas para medição, o que pode ser útil para quem trabalha com medidas de alguns materiais.

A conveniência continua no interior da F-150, que tem compartimento de carga com trava no banco traseiro, porta-luvas duplo, manopla rebatível que cria uma mesinha entre os bancos dianteiros, entradas USB A e C, carregador de celular por indução, bancos elétricos com memória de 10 posições para motorista e de 8 posições para o passageiro, teto solar panorâmico e estribos laterais elétricos (o estribo se arma quando o motorista se aproxima do carro).

Ford F-150 Platinum
Ford F-150 Platinum
Foto: Ford / Guia do Carro

O painel também é poderoso e conta com a nova multimídia Sync 4. São duas grandes telas de 12” à disposição do motorista: uma para o quadro de instrumentos com grafismo super moderno e outra com o sistema de infoentretenimento. Android Auto e Apple CarPlay são conectados sem fio. O Sync 4 tem comandos por voz, processador duas vezes mais potente, interface melhorada e manual do proprietário completo em formato digital.

A Ford também caprichou no sistema de som, que é Bang & Olufsen. Na versão Lariat FX4 são 8 alto-falantes e amplificador; na Platinum são 18 alto-falantes, incluindo os encostos de cabeça. Os clientes também poderão conectar o carro pelo celular com o FordPass Connect.

Ford F-150 Platinum
Ford F-150 Platinum
Foto: Ford / Guia do Carro

Além de ter todas essas funcionalidades, o Ford F-150 é um veículo poderoso na rodagem. A tração pode ser 4x2, 4x4 Automático sob demanda, 4x4 High (que mantém a tração nas quatro rodas) e 4x4 Low (que bloqueia o diferencial traseiro para pisos mais difíceis de transpor). 

Segundo a Ford, a picape F-150 tem amortecedores otimizados para uso off-road, suspensão dianteira independente tipo Double Wishbone e suspensão traseira com eixo rígido e feixe de molas. O sistema Drive Mode e a transmissão permitem vários tipos de condução.

Ford F-150 Platinum
Ford F-150 Platinum
Foto: Ford / Guia do Carro

No modo Eco, a F-150 roda só no 4x2. No modo Esportivo, também é só 4x2, porém com respostas mais agressivas em baixas rotações e marchas mais longas. O modo Escorregadio aciona o 4x4 com torque mais suave. No modo Neve/Areia entra o 4x4 AWD e o mapa do acelerador é redefinido para fornecer maior torque em rotação mediana.

Quando o terreno se complica, o F-150 tem o modo Lama/Terra, que aumenta a rotação do motor antes da troca de marcha e otimiza o controle de tração. No modo Rocha/Avanço Lento, o diferencial é bloqueado automaticamente. Há ainda o modo Rebocar/Transportar, que exige do motorista um pequeno setup com o trailler, para que o sistema identifique o reboque, estabelecendo um controle de estabilidade específico, 4x4 automático e entrega de potência gradual.

Ford F-150 Platinum
Ford F-150 Platinum
Foto: Ford / Guia do Carro

Com tantas funções, e pela demora na importação dessa picape, talvez a Ford esteja escondendo o preço para não assustar o público. Porém, analistas acreditam que a venda será boa com qualquer preço. Não em grande volume, mas o suficiente para deixar bons lucros. Assim como o preço, a Ford faz mistério sobre o volume de importação da F-150.

Ford F-150 Lariat FX4
Ford F-150 Lariat FX4
Foto: Ford / Guia do Carro

A pré-venda começa no dia 14, será feita on-line e cada CPF poderá encomendar apenas uma picape. Clientes terão prioridade. Para os demais clientes a pré-venda será no dia 16. Haverá um preço para fazer a reserva, que deve ser paga em até 7 dias, mas ele também não foi divulgado. A Ford disse que o preço será garantido até a entrega do carro, que ocorrerá entre 90 a 120 dias.

A Ford ainda não disponibilizou a F-150 para avaliação no Brasil, mas promete fazer isso em breve.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade