Ford Belina, "morta" em 1991, é líder em categoria da Fenabrave
Ausente do mercado de veículos zero km há 33 anos, Ford Belina ressurge como líder em categoria da Fenabrave desde março de 2024
Acredite se quiser: a perua Ford Belina, "morta" em 1991 no mercado brasileiro, aparece como líder em uma categoria da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). E mais: tirou da liderança o Volkswagen SpaceFox, que saiu do mercado em 2021.
A “disputa” entre o Ford Belina e o Volkswagen Space Fox ocorre desde março na categoria “SW Médios”, dos modelos Station Wagon (peruas). A Belina lidera pelo critério de ordem alfabética, desde março (portanto, sustenta a suposta liderança há três meses).
O Volkswagen SpaceFox se tornou líder da categoria da Fenabrave com apenas uma venda. Em março, a entidade registrou também uma venda para o Ford Belina. Isso ocorre devido ao registro de emplacamentos desses carros no Renavam, embora a Belina esteja ausente do mercado há 33 anos.
Há mais uma categoria de peruas: “SW Grandes”. No caso, a liderança é do Audi RS6 Avant, com 27 vendas este ano. A perua alemã – esta sim! – continua à venda no mercado brasileiro, a partir de R$ 1.249.990.
A vice-liderança na categoria das peruas grandes é do Volkswagen Quantum, outro que morreu há muitos anos (2003), mas que aparece no ranking com uma venda. Essas distorções ocorrem porque a Fenabrave mantém ativa duas categorias para peruas, embora agrupe todos os SUVs em apenas uma.
O Ford Belina foi fabricado no Brasil de 1970 a 1991. O modelo surgiu como a variante perua do Ford Corcel e depois do Corcel II. O Volkswagen SpaceFox foi produzido de 2003 a 2021 e o Volkswagen Quantum (perua do Santana) foi produzido de 1985 a 2003.