Ford Everest, SUV derivado da picape Ranger, é flagrado em testes
Derivado da picape Ranger, novo Ford Everest leva até 7 pessoas e pode vir para brigar com Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4 no Brasil
O Toyota SW4 que se cuide. Ao que tudo indica, a Ford pode oferecer o SUV Everest no Brasil. Derivado da picape Ranger, o Ford Everest foi flagrado em testes nesta semana na cidade de Salvador (BA), próximo ao centro de desenvolvimento Ford Park, que é localizado em Camaçari. A foto é de autoria de Caio Lourencini (@caiolourencini) e foi publicada pelos colegas do perfil BF///MS (@bfmsoficial), no Instagram.
Visto sem qualquer tipo de camuflagem, o Ford Everest utilizava placas verdes, indicando que se trata de fato de uma unidade em testes no país. Vale lembrar que a marca americana também desenvolve softwares e modelos globais em seu centro na Bahia. No entanto, o flagra pode indicar um possível lançamento do Everest no Brasil.
Revelado globalmente em 2021, o Ford Everest compartilha a plataforma e mecânica com a Ranger, além de grande parte do visual, com a diferença (óbvia) no formato da carroceria SUV, que dispensa a caçamba para levar até 7 pessoas. Trata-se, portanto, da mesma receita utilizada pelos concorrentes Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer, que derivam diretamente das picapes Hilux e S10, respectivamente.
Oficialmente, a Ford não confirma o lançamento do modelo. Mas já há alguns anos – ainda na geração anterior do Everest – a chegada do SUV ao Brasil é cogitada. Isso porque a Ranger já é produzida na Argentina, o que reduziria os custos de produção dele no Mercosul.
Sob o capô, o Ford Everest pode trazer o motor 3.0 V6 turbodiesel de 250 cv, com opção de câmbio automático de 10 marchas e tração 4x4. Pouco antes do lançamento da nova geração da Ranger no Brasil em 2023, a marca americana afirmou que o Everest estava em fase de estudos para o mercado local, com a possibilidade de produção na Argentina.
Seja como for, o Ford Everest parece pronto para ser lançado no Brasil. Caso realmente venha, o SUV pode ser inicialmente importado da Tailândia, chegando ainda este ano ou em 2025, ou já com produção em terras hermanas. No mercado brasileiro, o modelo também seria concorrente de modelos como o Mitsubishi Pajero Sport e Jeep Commander no segmento de SUVs de 7 lugares.