Ford F-150 faz você se sentir “rei do gado” e “rei da estrada”
AVALIAÇÃO: Ford F-150 se impõe pelo tamanho de seus quase 6 metros, pela potência do motor V8 e pelo status superior
Não dá para passar despercebido com um Ford F-150. Durante uma semana de utilização, rodei com a picape F-150 Platinum, topo de linha, com a sensação de que era visto não só como o próprio “rei do gado”, mas também como “rei da estrada”.
Já era para os brasileiros estarem ascostumados, afinal o país tem sido “invadido” pelas pelas grandes picapes americanas desde 2020, com a chegada do Ram 1500 Rebel. A partir daí foi uma febre e, por óbvio, a Ford rapidamente trouxe dois exemplares do modelo mais vendido do mundo: F-150 Lariat de R$ 480 mil e F-150 Platinum de R$ 520 mil.
É mais correto chamar o Ford F-150 de caminhonete do que de picape, pois trata-se mesmo de um pequeno caminhão. Mas, por outro lado, o conforto, a vida a bordo e o status são de carros aspiracionais do mercado de luxo.
Não por pouco. O Ford F-150 tem um design elegante e imponente, com a frente robusta e nenhuma economia na assinatura de led, uma cabine gigante com o único logotipo cromado da marca (nos outros carros é azul) e até o nome na tampa traseira escrito em cromo acetinado.
A vida a bordo é excelente pelo amplo espaço, uma infinidade de espaço para guardar ou esquecer coisas, duas enormes telas de 12” no painel, multimídia Sync 4 nota 10, carregador de celular por indução, teto solar panorâmico e sistema de som Bang & Olufsen, como das marcas premium, além de bancos elétricos com memória de 10 posições para motorista e de 8 posições para o passageiro,
O grafismo do quadro de instrumentos digital é moderno e agradável, com números tão grandes que só um cego não consegue ver. O Sync 4 tem comandos por voz, processador duas vezes mais potente, interface muito amigável e manual do proprietário completo em formato digital. Se é noite, a picape ilumina toda sua volta e ainda oferece uma tomada de 110V com capacidade de 400W.
Óbvio que você se sente por cima. A picape é alta, é preciso pisar no estribo (rebatível) para subir com maior conforto, a posição de dirigir é elevada e nenhum motorista vai reclamar da potência: são 405 cv e 556 Nm no motor 5.0 V8 aspirado a gasolina. A transmissão automática de 10 marchas trabalha para que não haja “buracos” na utilização da potência e do torque.
Por óbvio, não é um motor econômico, pelo contrário: faz apenas 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. Por isso, a Ford tratou de dotar a F-150 que vem para o Brasil com um enorme tanque de 136 litros. Uma boa medida, pois permite um alcance de 1.170 km na estrada.
Ah, e caso alguém queira um Ford F-150 só para desfilar o status de “rei do gado”, dá para rodar bons 857 km na cidade. Isso pelos números oficiais, porque na prática fizemos entre 3 e 5 km/l na cidade (se bem que o engarrafado trânsito da cidade de São Paulo acaba com a média de consumo de qualquer carro).
Por isso, o Ford F-150 é indicado mesmo para quem roda no interior, na fazenda, na estrada. Como não fomos para a fazenda, colocamos a superpicape na areia da praia. Foi um show à parte, pois chamou atenção como se fosse a própria Garota de Ipanema.
Quanto mais amplo o ambiente, melhor para o Ford F-150. Afinal, a picape mede 5,88 m de comprimento, 2,09 m de largura e 1,96 m de altura, além de 239 mm de vão livre. Os pneus Hankook 275/60 R20 colaboram bastante para o conforto, que é incrível, considerando que a suspensão traseira utiliza eixo rígido. Óbvio que pula um pouco em algumas ocasiões, mas muito menos do que as picapes comuns.
A direção elétrica torna as manobras bem leves. Mas o diâmetro de giro é grande (14,6 m), o que obriga a manobras de ré em locais apertados. Mas essa é uma característica que até o Fiat Toro, que é bem menor, também tem.
A tração 4x4 permite certos abusos, inclusive na areia da praia ou em pisos de terra. Mas usamos muito também no asfalto, em viagens com chuva e piso escorregadio. A sensação de segurança a bordo é enorme. Além disso, o comportamento direcional da picape é excelente – e é o mesmo acerto dos Estados Unidos, apesar de a Ford ter feito 18 meses de testes no Brasil.
Segundo a Ford, a picape F-150 tem amortecedores otimizados para uso off-road, suspensão dianteira independente tipo Double Wishbone e suspensão traseira com eixo rígido e feixe de molas. O sistema Drive Mode e a transmissão permitem vários tipos de condução.
No modo Eco, a F-150 roda só no 4x2. No modo Esportivo, também é só 4x2, porém com respostas mais agressivas em baixas rotações e marchas mais longas. O modo Escorregadio aciona o 4x4 com torque mais suave. No modo Neve/Areia entra o 4x4 AWD e o mapa do acelerador é redefinido para fornecer maior torque em rotação mediana.
O Ford F-150 é, na verdade, um veículo de luxo com caçamba. O motor V8 faz a picape acelerar de 0 a 100 em apenas 7,1 segundos. Para os mais abusados, é possível levá-la até 180 km/h. Os freios são poderosos, pois o F-150 Platinum pesa 2.517 kg. Imagina parar duas toneladas e meia em alta velocidade!
Curiosamente, a capacidade de carga não é muito grande: apenas 681 kg. Em compensão, dá para carregar uma mudança se as coisas forem leves, pois a caçamba comporta 1.370 litros. Na mudança é possível incluir um barco de até 3.515 kg, que é sua capacidade de reboque.
Sob qualquer aspecto, o Ford F-150 é um veículo espectacular. E o melhor é que a Ford já tem uma alternativa para que sua adorada picape permaneça viva no século XXI, apesar da urgência climática. Claro que o motor V8 logo terá que ser abandonado, mas a F-150 Lightining (elétrica) já é uma realidade. Por enquanto, com vendas em ritmo menor do que o planeta gostaria, mas certamente os clientes vão entender quando a Terra esquentar ainda mais.
Conclusão
- Nota: 10
- Conceito: ótimo
- Veredicto: uma superpicape espectacular, rápida, confortável e sofisticada
Ficha técnica
Modelo: Ford F-150 Platinum
Preço: R$ 519.990 (Platinum) ou R$ 479.990 (Lariat)
Motor: 5.0 V8, aspirado, gasolina
Potência: 405 cv a 6.000 rpm
Torque: 556 Nm a 4.250 rpm
Câmbio: 10 marchas AT
Tração: 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida
Comprimento: 5,884 m
Largura: 2,089 m
Altura: 1,962 m
Entre-eixos: 3,694 m
Vão livre: 239 m
Ângulo de entrada: 24,3º
Ângulo central: 20°
Ângulo de saída: 25,3°
Peso: 2.517 kg
Capacidade de carga: 681 kg
Capacidade de reboque (com freio): 3.515 kg
Caçamba: 1.370 litros
Tanque: 136 litros
Pneus: 275/60 R20
0-100 km/h: 7s1
Velocidade máxima: 180 km/h
Km/l cidade: 6,3 km/l
Km/l estrada: 8,6 km/l
Alcance: 1.170 km
Emissão de CO2: 193 g/km