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Ford F-150, Ram 1500 e meio milhão de reais: qual comprar?

Duas superpicapes americanas de meio milhão de reais, Ford F-150 e Ram 1500 disputam cliente a cliente e mostram suas armas. Comparamos!

30 jun 2023 - 06h00
(atualizado às 09h45)
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Ram 1500 Limited por R$ 529.990 ou Ford F-150 Platinum por R$ 519.990?
Ram 1500 Limited por R$ 529.990 ou Ford F-150 Platinum por R$ 519.990?
Foto: Stellantis / Ford

Junho foi um mês de guerra entre as superpicapes Ford F-150 e Ram 1500. Recém-chegadas ao mercado brasileiro, as duas picapes americanas de meio milhão de reais disputaram cliente a cliente ao longo do mês. O resultado da disputa sai no início de julho. Veja a seguir como os dois veículos se diferenciam.

O Ford F-150 tem preço mais acessível nas duas versões estradeiras: Lariat por R$ 479.990 e Platinum por R$ 519.990. Há uma enorme diferença de R$ 40.000 entre as versões. 

O Ram 1500 tem três versões, sendo uma off-road mais acessível e duas estradeiras mais caras do que o modelo rival: Rebel por R$ 469.990, Limited por R$ 529.990 e Limited Night Edition por R$ 539.990.

Vamos comparar aqui somente as duas versões que têm preços mais próximos, R$ 10 mil de diferença: Ford F-150 Platinum e Ram 1500 Limited. De cara, a picape da Ford sai com uma vantagem no preço, um montante com o qual dá para comprar 1.972 litros de gasolina (a R$ 5,07).

Motor e potência

As duas picapes utilizam motor V8. O motor do Ford F-150 é o 5.0 Coyote de 405 cv de potência e 556 Nm de torque. O motor do Ram 1500 é o 5.7 Hemi de 400 cv e 556 Nm.

Na Ford o motor é de quatro válvulas por cilindro com duplo comando de válvulas e variação na admissão e no escape. A injeção é direta e indireta. Na Ram o motor é de duas válvulas por cilindro com comando único, variação só na admissão e injeção multiponto.

Mais moderno, o motor Ford Coyote tem 80,4 cavalos/litro, enquanto a potência específica do Ram Hemi é de 70,7 cv/l. Além disso, a F-150 tem câmbio automático de 10 marchas, contra 8 marchas do automático da 1500. As duas picapes têm tração 4x4.

A única vantagem da Ram nessa guerra de números poderosos é que a potência máxima e o torque máximo surgem antes (400 rpm na potência e 300 rpm no torque). Mas nada que impeça a vitória do Ford F-150 em desempenho e consumo, pois o Ram 1500 também é mais pesado (2.692 kg contra 2.517 kg).

Desempenho e consumo

As duas picapes são muito rápidas e bebem muita gasolina também, de forma que ninguém vai ter sua autoestima abalada quando der uma acelerada. Mas, se forem emparelhadas numa pista de aceleração, a F-150 vence a prova de 0 a 100 km/h por mais de meio segundo: 7s1 contra 7s7. Sua velocidade máxima também é maior: 180 contra 174 km/h.

Com uma relação peso/potência melhor (6,2 kg/cv contra 6,7), o Ford F-150 consegue melhores resultados no consumo de gasolina. A picape F-150 faz 6,3 km/l na cidade e 8,6 na estrada; a 1500 faz 5,5 km/l na cidade e 7,2 na estrada.

Uma boa sacada da Ford foi aumentar a capacidade do tanque para 136 litros (contra 98 litros do Ram 1500). Assim, o alcance da F-150 é de 1.170 km, enquanto a 1500 tem alcance rodoviário de 706 km.

Dimensões e cargas

O Ram 1500 vence no tamanho, no vão livre e na capacidade de reboque. O modelo da Ram tem 5,916 m de comprimento, 2,085 m de largura, 1,972 m de altura e 3,670 m de entre-eixos. O Ford F-150 tem 5,884 m de comprimento (-32 mm), 2,089 m de largura (+4 mm), 1,962 m de altura (-10 mm) e 3,694 m de entre-eixos (+24 mm).

Ford F-150 é um pouco menor, mas tem entre-eixos maior do que o Ram 1500
Ford F-150 é um pouco menor, mas tem entre-eixos maior do que o Ram 1500
Foto: Ford / Stellantis

O vão livre do Ram 1500 é 23 mm melhor: 262 mm contra 239. Além disso, o Ram 1500 consegue rebocar 3.647 kg contra 3.515 kg do rival (diferença de 132 kg). Em compensação, o Ford F-150 carrega 153 kg a mais de carga útil (681 kg contra 528). E também leva mais volume na caçamba: 1.370 kg contra 1.200 (diferença de 170 kg).

Equipamentos de série

As pessoas não compram picapes só pelos números, que, às vezes, trazem diferenças imperceptíveis na vida real, no dia-a-dia de utilização da picape. É nisso que a Ram aposta. A picape 1500 utiliza rodas aro 22 com pneus 285/45, enquanto a F-150 tem rodas aro 20 e pneus 275/60. 

Visualmente é uma vantagem para a Ram, que também tem suspensão pneumática (altera a altura da picape) para compensar os pneus de perfil mais baixo e assim elimina a rodagem teoricamente mais confortável na picape da Ford. Nesse caso, sugerimos que cada comprador faça um test drive nas duas picapes em seu local de maior utilização do veículo.

Interior do Ford F-150 Platinum e Ram 1500 Limited
Interior do Ford F-150 Platinum e Ram 1500 Limited
Foto: Ford / Stellantis

Não vamos analisar o design aqui, pois a subjetividade é muito grande neste item. Quanto aos equipamentos, as duas picapes americanas são mega, hiper, ultra bem equipadas. Mas a Ford e a Ram fizeram algumas escolhas que as diferenciam.

Os itens do Ford F-150 Platinum ausentes no Ram 1500 Limited são: regulagem de altura dos faróis, ajuste elétrico da direção, assistente de permanência em faixa, abertura interna do tanque, Start-Stop, Auto Hold, tampa da caçamba motorizada e alto falantes no encosto de cabeça.

Os itens do Ram 1500 Limited ausentes no Ford F-150 PLatinum são: assistente de estacionamento semiautomático, retrovisor interno com câmera, banco traseiro reclinável, suspensão pneumática, Wi-Fi a bordo, navegador por GPS com trânsito em tempo real, controle eletrônico dos ruídos e Head-Up Display.

Marca e posicionamento

Picape por picape, a F-150 da Ford tem mais fama e tradição do que a 1500 da Ram. Mas estamos no Brasil e não nos Estados Unidos. No Brasil, a Ford é uma marca generalista que trocou a produção local pela importação de modelos topo de linha, desagradando muitos consumidores.

A Ram, por sua vez, lidera o segmento de picapes extra-grandes, tornou-se uma das marcas mais aspiracionais do país e fez o caminho inverso, tornando-se também fabricante de veículos nacionais com o lançamento da picape Rampage, rival direta da Maverick, que é importada pela Ford.

Diante da beleza e imponência do Ford F-150 e do Ram 1500, a maioria dos clientes fará uma compra emocional, mesmo gastando mais de meio milhão de reais. No caso dessas duas picapes, o nome Ford F-150 ainda tem mais apelo do que o nome Ram 1500, que conta com a força da Stellantis no país para quebrar esse paradigma.

Quanto aos detalhes técnicos das duas superpicapes americanas, por ser mais acessível em preço, ter um pouco mais de potência, ser um pouco mais rápida e consumir menos combustível, consideramos o cust0-benefício da F-150 superior ao da 1500. Dirigindo uma e outra, entretanto, isso pode mudar, pois entram aspectos de ergonomia, bem-estar a bordo e outras sensações.

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