Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ford F-150 reestilizado melhorou o que era ótimo; já dirigimos

Alta tecnologia, motor V8 e preço mais baixo auxiliam a picape grande na concorrência com nomes como Chevrolet Silverado e Ram 1500 Limited

14 nov 2024 - 10h00
Compartilhar
Exibir comentários
Ford F-150 Lariat
Ford F-150 Lariat
Foto: Paulo Rogério / Guia do Carro

Se o objetivo da Ford ao oferecer o reestilizado F-150 ao mercado brasileiro é desbancar concorrentes como Chevrolet Silverado e Ram 1500 Limited, a picape mostra que, atributos para isso, tem. Um tanto pelo design, outro pela tecnologia que a acompanha e um tantão pelo motor. Isso sem falar no conforto a bordo.

Foi esse conjunto que o Ford F-150 mostrou com clareza no primeiro teste com a imprensa especializada, do qual o Guia do Carro participou. E, além das características mais evidentes, a picape ainda custa R$ 519.990, menos do que suas rivais.

Ford F-150 Lariat
Ford F-150 Lariat
Foto: Ford / Guia do Carro

O Ford F-150 reestilizado chegou ao Brasil mais de um ano depois da apresentação nos Estados Unidos. Deixou de contar com a versão Platinum (topo de linha) e passou a ter a gama composta pelas variantes Lariat e Lariat Black, diferenciadas por tipos de acabamento. Por outro lado, manteve o motor Coyote 5.0 V8 a gasolina, o mesmo conjunto do Mustang.

O motor é um dos pontos de destaque do Ford F-150. O 5.0 V8 entrega 405 cv de potência a 6.000 rpm e 556 Nm de torque a 4.250 rpm. Aliado à transmissão automática de 10 marchas, o propulsor oferece um desempenho acima das expectativas. Um leve toque no acelerador é mais que suficiente para a picape “arrancar”.

Ford F-150 Lariat
Ford F-150 Lariat
Foto: Ford / Guia do Carro

E é evidente que uma pisada mais forte resulta em saída em velocidade, com direito a algum ronco do motor. O torque elevado tem como consequência o rápido ganho de velocidade, especialmente nas retomadas O câmbio automático oferece passadas rápidas de marchas, o que contribui para o ganho de desempenho.

Tudo isso é aliado a uma boa suavidade, mesmo falando de uma picape grande. A nova F-150 tem rodas de 20 polegadas (medidas 275/60) e se utiliza da suspensão independente na dianteira e com molas helicoidais na traseira. Além disso, a caçamba, com capacidade para 1.370 litros, não mexe com a estabilidade da picape.

Ford F-150 Lariat
Ford F-150 Lariat
Foto: Paulo Rogério / Guia do Carro

Sim, o consumo é elevado. São 6,3 km/litro na cidade e 8,6 km/litro na estrada. Porém o tanque de 136 litros permite um alcance acima dos 1.000 km.

A ergonomia e o espaço interno são outros pontos favoráveis ao Ford F-150. Com os bancos frontais contando com ajuste elétrico, é fácil encontrar a posição para dirigir. Para quem viaja no banco traseiro os quase 3,70 metros de entre-eixos proporcionam um espaço interno mais do que generoso.

Ford F-150 Lariat
Ford F-150 Lariat
Foto: Paulo Rogério / Guia do Carro

Os vidros das portas da frente têm um rebaixamento para o ajuste ideal dos retrovisores externos, permitindo a quem conduz a picape visualizar as presenças de motos e bicicletas.

Na conectividade, o novo Ford F-150 tem todas as formas de carregamento de celular (12V, USB, USB-C e indução) e o espelhamento com a tela de 12 polegadas do sistema multimídia. A picape tem head-up display, auto hold, sensor de chuva, partida remota com acionamento do ar-condicionado, entre outras tecnologias. Há também o apoio de braço que vira uma mesa, com a ajuda da alavanca do câmbio, que é retrátil.

Ford F-150 Lariat
Ford F-150 Lariat
Foto: Paulo Rogério / Guia do Carro

Em pré-venda desde o fim de agosto, o Ford F-150 recebeu grade redesenhada e novos faróis dianteiros, mas mantendo as luzes diurnas que vão dos faróis principais até os de neblina. A grade ainda tem duas barras horizontais e o novo logotipo da Ford, com design mais chapado e escrito em branco mais destacado. Para a versão Lariat Black, as barras são em preto, assim como o oval da Ford.

Um dos pontos curiosos é a chegada do sistema Pro Access para a abertura da caçamba. A tampa pode ser aberta do modo tradicional ou lateralmente, com a nova divisão criada na peça. A abertura de parte da tampa é acionada por meio de um botão. A caçamba, neste lote, veio sem o sensor de peso, que indica o quanto está sendo carregado. Os números apareciam nos LEDs da lanterna e pela central multimídia, mas agora não estarão disponíveis nos próximos lotes.

Ford F-150 Lariat
Ford F-150 Lariat
Foto: Paulo Rogério / Guia do Carro

Por R$ 519.990, o Ford F-150 custa menos do que o Chevrolet Silverado (R$ 539.990) e o Ram 1500 Limited (R$ 540.990), entregando mais potência do que as duas picapes rivais e torque superior ao da Silverado (empata com a Ram 1500). Por tudo isso, figura como uma concorrente muito forte no segmento de superpicapes americanas.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade