Ford Focus 2016 chega renovado e aposta na tabela de preço
Com promoção, modelo pode ter preço abaixo de R$60 mil
A Ford apresentou nesta semana a nova geração do Ford Focus no Brasil que chega às lojas no início de agosto. No entanto, mais do que exaltar as mudanças, a marca aposta na estratégia comercial de lançamento. Primeiro porque o modelo segue com o preço antigo e, segundo, porque a Ford criou uma ação exclusiva de desconto para quem já tem um Focus 2014/2015.
Siga Terra Notícias no Twitter
Válida para os três primeiros meses após o lançamento, a ação garante um desconto de 15% para quem trocar um Focus ano e modelo 2014/2015 por um zero quilômetro. Isso significa que a nova versão de entrada, a SE, que custa R$69.900, pode sair até por R$59.415 com o desconto.
Mas que fique bem claro, a promoção só é válida para os carros 2014/2015. Interessante, mas nada mais é do que uma estratégia para acalmar a irritação de clientes que compraram um Focus recentemente e que vão sofrer com a desvalorização mais rápida do que o normal do modelo 2015. Todo o controle do processo de desconto será feito pelo número do chassi.
Novidades
A primeira mudança foi na configuração das versões do Focus, que agora não tem mais a versão S – que era a de entrada - posto assumido pela SE. Além disso, o Focus equipado com o motor 1.6 flex deixa de ser oferecido com a transmissão automatizada PowerShift de dupla embreagem, que passa a ser exclusividade do motor 2.0 Direct flex. Na prática, a Ford elevou o padrão do Focus e eliminou a versão mais simples para evitar o choque com a versão topo do New Fiesta, que poderia perder vendas por ter preço muito próximo do modelo maior.
Na frente é onde estão as maiores mudanças, com a nova grade, novo conjunto de faróis mais estreitos e que ganharam luzes diurnas em LED. Na traseira quase tudo igual, a não ser por detalhes no para-choque, no desenho da tampa do porta-malas e das lanternas. Por alterações pequenas no desenho e no posicionamento dos comandos, tudo para facilitar a vida de quem assume o volante.
Com esse desenho, o Focus ficou alinhado com o visual do modelo lançado há apenas oito meses na Europa e Estados Unidos, e também com a nova identidade mundial da marca. Pelas fotos, o Focus ficou muito parecido com o New Fiesta, é verdade. Mas de perto a sensação é menor e não compromete a personalidade do carro.
O mais interessante mesmo são os novos pacotes de conectividade e segurança que o carro passa a oferecer. Por exemplo, na versão top de linha, a Titanium Plus, vem com a nova versão do seu assistente de estacionamento, mais o sistema de frenagem autônoma. O Focus já contava com o assistente de estacionamento, mas a atual versão permite que o carro estacione sozinho também em vagas perpendiculares. Já o sistema de frenagem – o Active City Stop- freia e pode até parar o carro em caso de risco de colisão com outro veículo a frente.
Mas para comprovar a estratégia de elevar o nível do Focus sem cobrar mais por isso, já na versão inicial, a SE, o modelo é bem equipado. Direção com assistência elétrica, ar-condicionado, rodas de liga aro 17, o sistema Advance Trac (que reúne controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, sistema de estabilidade preventivo, controle de torque em curvas e aviso de pressão baixa dos pneus), e freios a disco nas quatro rodas, são todos itens de série. Mesma coisa para o sistema Sync com tela colorida, bluetooth, conexão com smartphones e o sistema de assistência de emergência com possibilidade de acionamento do SAMU em caso de acidente.
Junto com todas as novidades de segurança e conectividade, o Focus recebeu também uma série de acertos para melhorar o consumo e a sua elogiada dirigibilidade. O que ainda ficou de fora foi a apresentação da versão sedã, que chega até o final do próximo mês de julho. Segundo a Ford, apesar de se tratar da versão do mesmo modelo, podemos esperar algumas surpresas. Entre elas, vem aí um novo posicionamento no mercado para explorar as características de esportividade do Focus sedã. Assim, o modelo da Ford deixa de gastar energia com o público do clássico Corolla e passa a atender os órfãos da esportividade do Civic, que ainda não será renovado neste ano.
Veja todos os preços e versões do Ford Focus 2016
SE 1.6: R$ 69.900
SE Plus: R$ 71.900
SE Plus 2.0: R$ 78.900
Titanium 2.0 AT: R$ 86.900
Titanium Plus 2.0 AT: R$ 95.900