Ford Maverick vai estrear no Brasil na versão FX4 off-road
Site americano publica fotos da configuração off-road FX4, escolhida pela Ford para a picape Maverick. Preço passará de R$ 200 mil
A Ford já decidiu qual vai ser a versão da inédita picape Maverick para o mercado brasileiro: a FX4, uma configuração off-road que é vendida como pacote nos Estados Unidos (pode vir na versão XLT intermediária ou Lariat topo de linha). O site Maverick Truck Club, especializado em notícias não oficiais da Ford, publicou novas fotos da picape Maverick FX4 nesta quarta-feira (4).
A picape Maverick XLT FX4 foi fotografada na cor Velocity Blue com rodas pretas. Ficou muito bonita e está dentro da atual estratégia da Ford para o mercado brasileiro, de vender apenas a configuração topo de linha com forte apelo emocional. Porém, para o Brasil, a versão deve ser a Lariat FX4, que é mais equipada. A Maverick FX4 é equipada com motor 2.0 EcoBoost de 253 cv e 375 Nm, com tração AWD e câmbio automático de 8 marchas.
Produzida no México, a Ford Maverick teve apenas 150 unidades fabricadas em julho, mas a ideia da Ford é que ela se torne mais relevante do que a Ranger no mercado americano. No Brasil, pelo menos a médio prazo, a Ranger continuará sendo a picape dominante da Ford. Veja no quadro abaixo como estão as vendas das picapes da Ford nos Estados Unidos.
MODELO | VENDAS JUL | VENDAS ANO |
F-Series | 52.314 | 414.346 |
Ranger | 5.960 | 64.331 |
E-Series | 2.468 | 19.803 |
Transit | 10.696 | 79.349 |
Heavy Trucks | 1.136 | 7.826 |
TOTAL | 72.574 | 585.655 |
A divisão de picapes e caminhões representa 63% das vendas da Ford nos EUA. As vend as do primeiro semestre tiveram uma pequena queda (-2,6%). No total, a Ford emplacou 115.816 veículos de passeio e comerciais em julho e 1.065.553 no primeiro semestre, com uma ligeira variação (-0,7%).
A picape Maverick vai estrear no Brasil em 2022. A configuração XLT/Lariat FX4 tem rodas de 17” com desenho exclusivo, pneus off-road, assistente de descida, ganchos de reboque (na frente e atrás) e proteção nos para-choques. O preço previsto não é baixo. Em valores de hoje, a Maverick custaria entre R$ 200 mil e R$ 210 mil. Ou seja: ela será uma anti-Toro só na proposta, pois, em termos de mercado, a picape monobloco da Fiat será atacada somente pela nova Chevrolet Montana.
Assim como a Fiat Toro, a Ford Maverick tem carroceria monobloco. O site Maverick Truck Club também publicou fotos da versão básica da picape, a XL, com rodas de aço de 17” com pneus 225/65. Assim como as demais versões, a Maverick XL tem multimídia de 8”. O quadro de instrumentos, porém, tem 4,2”. As versões XLT e Lariat têm painel digital de 6,5”.
Em termos de futuro, a Ford ficará bem posicionada com a picape Maverick no mercado brasileiro. Isso porque, se a FX4 for bem nas vendas, haverá a possibilidade de importar as demais versões, mais acessíveis (o mesmo vale para o SUV Bronco Sport). A longo prazo, se o mercado de carros híbridos crescer no Brasil, a Ford poderá trazer qualquer versão da Maverick.
Nos Estados Unidos, todas as configurações são vendidas também com propulsão híbrida. O sistema combina um motor 2.5 a gasolina de 164 cv e 210 Nm com um motor elétrico de 128 cv e 234 Nm. A potência combinada da Ford Maverick híbrida é de 193 cv. Segundo o Maverick Club Truck, a Ford já recebeu 80 mil reservas da nova picape.