Ford Mustang de sétima geração é apresentado em Detroit
Prestes a completar 60 anos, Ford Mustang chega à sua sétima geração mais tecnológico e potente do que nunca
A Ford apresentou hoje (15) a sétima geração do lendário Mustang em seu estande no Salão de Detroit. Totalmente renovado, o modelo foi exibido em quatro versões: a de entrada (EcoBoost), a esportiva GT – esta nas configurações cupê e conversível – e a inédita Dark Horse, primeira série de alto desempenho da linha desde o Mustang Bullit, lançado em 2001.
Em termos de design, o novo Ford Mustang exibe visual que pode ser considerado uma evolução do anterior, mantendo as principais características que identificam o modelo. A grade ficou maior e mais larga, mantendo o formato hexagonal, mas o que se destca mesmo são os novos faróis de LED, mais afilados e que realçam a inconfundível “testa baixa” do veículo. Os Mustang GT têm a parte inferior dianteira diferenciada, para permitir maior fluxo de ar.
O Ford Mustang conversível possui teto de tecido com acionamento elétrico, e, graças à suspensão traseira independente, o porta-malas não foi comprometido e, de acordo com a montadora, segue sendo o maior de seu segmento.
Também há novidades sob o capô do novo Ford Mustang. O carro será oferecido com duas opções de motor: o quatro cilindros de 2.3 litros turbo (EcoBoost) totalmente revisado e o tradicional V8 de 5.0 e aspiração natural que, segundo a fabricante, será o mais potente de todos os tempos. Mas a montadora fez mistério e não revelou dados de potência, desempenho e consumo de nenhum dos novos modelos, limitando-se a anunciar que o Dark Horse terá cerca de 500 cv.
O câmbio será preferencialmente automático de dez marchas, com uma caixa manual de seis marchas oferecida como opcional dos modelos com motor V8. Além disso, os novos Ford Mustang vão manter o seletor de modo de direção, que permite ajustar as respostas da direção e do acelerador, o tempo de troca de marchas e o controle de estabilidade.
Mustang GT e EcoBoost também vão estar disponíveis com um “Pacote Performance” opcional, que adiciona uma série de recursos voltados para a pista, incluindo diferencial Torsen de deslizamento limitado, e suspensão ativa MagneRide, rodas e pneus traseiros mais largos e maiores, freios da marca Brembo dianteiros de 390 milímetros e traseiros de 355 milímetros, entre outros itens.
Um freio eletrônico inédito no segmento leva a nova tecnologia para a pista, desbloqueando a capacidade de derrapagem da tração traseira do Mustang com o apelo visual e a funcionalidade de um freio de mão mecânico tradicional. O freio de estacionamento eletrônico Performance vem de fábrica com o Performance Pack em todos os modelos Mustang, projetado para que os motoristas iniciantes aprendam e melhorem suas habilidades de drift, ao mesmo tempo em que fornece aos motoristas experientes um sistema pronto para competição.
Na cabine, o quadro de instrumentos digital de 12,4 polegadas do carro pode ser personalizado para exibir diferentes animações e novos visuais dependentes do modo de direção. Com base na mesma ferramenta de criação 3D Unreal Engine usada nos videogames atuais, ao escolher as configurações personalizadas do modo de condução, a configuração atual do carro é exibida na tela central como renderizações gráficas em tempo real. As configurações podem ser ajustadas simplesmente deslizando o gráfico para girar o carro virtualmente em um verdadeiro estilo “gameficado”.
“Investir em uma nova geração do Mustang é uma grande afirmação num momento em que muitos dos nossos concorrentes estão saindo do negócio de veículos de combustão interna”, disse Jim Farley, CEO da Ford.
“A Ford, no entanto, está turbinando seu plano de crescimento de veículos de combustão interna, adicionando tecnologia conectada, novas versões e opções híbridas dos nossos carros mais lucrativos e populares – todos da famíliaFord Blue – além de investir US$ 50 bilhões em veículos elétricos até 2026”, completou. O novo Ford Mustang começa a chegar às concessionárias americanas no segundo semestre do ano que vem.