Ford pode desistir de ser totalmente elétrica na Europa em 2030
Na onda de revisão dos planos de eletrificação total, Ford diz que seus consumidores preferem uma transição mais lenta rumo aos BEVs
A Ford é mais uma montadora a revelar que está revendo a velocidade de sua transição para os carros totalmente elétricos. Há uma onda global de desaceleração da transição rumo aos BEVs (Veículos Elétricos a Bateria) e a Ford também entrou nela. A empresa não fez um anúncio formal, mas aparentemente vai desistir de ser totalmente elétrica na Europa em 2030.
A informação surgiu no site especializado Automotive News. Martin Sander, gerente geral da Ford Europa, disse que a decisão está nas mãos dos clientes. "Se observarmos uma forte demanda, por exemplo, por veículos híbridos plug-in, nós os ofereceremos", disse Sander. A Ford percebeu que seus consumidores preferem uma transição mais lenta.
Isso não quer dizer que a Ford desistiu dos carros elétricos. Tanto que revelou recentemente o novo Ford Capri e ele será o terceiro BEV da montadora americana na Europa. Atualmente a Ford vende no Velho Mundo dois carros elétricos: o Mustang Mach-E, que acabamos de avaliar no Guia do Carro, e o SUV Explorer EV. O inédito Ford Electric Capri fará sua estreia ainda este ano.
Nos Estados Unidos, a decisão da empresa dependerá em parte da diretriz que for dada pelo novo governo de Kamala Harris ou Donald Trump De qualquer forma, a Ford desistiu de fabricar apenas SUVs enormes e picapes. Na nova visão da empresa, o caminho para a popularização dos carros elétricos é o do BYD Dolphin, ou seja, carros compactos e acessíveis, abaixo de 30.000 dólares.