Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ford quer fazer carros elétricos baratos para brigar com BYD 

Com planos de brigar com a Tesla e montadoras chinesas, Ford muda estratégia e terá foco em carros elétricos a preços mais acessíveis

20 fev 2024 - 06h15
Compartilhar
Exibir comentários
Ford Mustang Mach-E
Ford Mustang Mach-E
Foto: Ford / Guia do Carro

Mudança de planos na Ford. Focada desde 2018 em produzir apenas picapes e SUVs, a montadora americana agora pode modificar sua estratégia para o futuro. Ao que tudo indica, a Ford também pretende produzir novos carros elétricos de entrada a preços mais acessíveis. E a "culpa" disso pode ser da BYD e Tesla.

De acordo com o CEO da marca, Jim Farley, a Ford trabalha atualmente no desenvolvimento de carros elétricos mais compactos e de entrada, com foco especificamente na concorrência com as marcas chinesas e a Tesla, que teve o carro mais vendido do mundo em 2023 – o SUV elétrico Model Y, com cerca de 1,2 milhão de emplacamentos.

Ford Mustang Mach-E
Ford Mustang Mach-E
Foto: Ford / Guia do Carro

Já a chinesa BYD é a maior montadora de carros eletrificados do mundo, e conta com modelos de baixo custo em diferentes países, como o Brasil. Dentre eles, estão os hatches Dolphin e Seagull, além dos SUVs das linhas Yuan e Song e os sedãs Seal. 

BYD Dolphin
BYD Dolphin
Foto: BYD / Guia do Carro

Com muitos componentes em comum e produção a custos baixos na China, os carros da BYD têm chamado a atenção pelo baixo preço até mesmo de consumidores europeus, levando algumas montadoras a buscarem parcerias com a marca ou a pedirem sanções a carros elétricos importados do país asiático.

Tal estratégia deve ter foco inicial no mercado americano. Segundo o diretor operacional da divisão de carros elétricos da marca, Marin Gjaja, a Ford vê a chegada das marcas chinesas ao mercado americano como iminente e como uma grande ameaça estratégica para o futuro da montadora. 

Ford F-150 Lightning
Ford F-150 Lightning
Foto: Ford/Divulgação

No entanto, a Ford ainda não revelou detalhes sobre os possíveis elétricos de entrada da marca americana. Dentre as possíveis soluções, estão a ampliação da parceria com a Volkswagen para o uso da plataforma MEB ou até mesmo uma sociedade com alguma montadora chinesa. Outra possibilidade para alguns anos também seria o retorno de nomes icônicos como Fiesta e Focus.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade