Ford Ranger e VW Amarok têm resultados do Latin NCAP divulgados
Ford Ranger vai bem e conquista nota máxima de cinco estrelas no crash test do Latin NCAP; Volkswagen Amarok tira três estrelas por detalhes
Duas semanas depois de divulgar o resultado do crash test do novo Mitsubishi Triton, o Latin NCAP revelou nesta quinta-feira, 12, mais dois testes com outras duas picapes. Desta vez, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe testou o Ford Ranger, que obteve nota máxima de cinco estrelas, e o Volkswagen Amarok, que tirou três estrelas.
A picape da Ford é a segunda a conquistar as cinco estrelas no atual protocolo de testes do Latin NCAP, depois justamente do Mitsubishi Triton. O Ford Ranger, produzido na Argentina, obteve cinco estrelas. A picape oferece sete airbags e controle eletrônico de estabilidade de série, e obteve 93,11% de proteção para o Ocupante Adulto, 89,80% para o Ocupante Infantil, 74,77% para a Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 92,01% para a Assistência à Segurança.
O veículo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) Cidade, AEB Interurbano, AEB Usuários Vulneráveis da Estrada (VRU), Sistemas de Suporte de Faixa (LSS), Sistema de Assistência à Velocidade (SAS) e Detecção de Ponto Cego (BSD).
De acordo com o Latin NCAP, o impacto frontal mostrou estrutura e área dos pés estáveis, proteção adequada para o tórax do adulto, proteção total no impacto lateral, proteção adequada para o tórax e o abdômen no impacto lateral de poste e proteção total para os ocupantes infantis no impacto frontal e lateral.
A proteção contra chicotada cervical foi marginal para o pescoço do adulto. A proteção para pedestres apresentou proteção adequada a boa para a cabeça, mas a borda dianteira do capô recebeu proteção deficiente. A proteção da parte superior da perna apresentou áreas de proteção ruim e a da parte inferior da perna exibiu áreas de proteção marginal. Os recursos de segurança semi autônoma também receberam boa avaliação.
O modelo foi avaliado de forma voluntária pelo fabricante. Já o Volkswagen Amarok, também produzido na Argentina, recebeu três estrelas. A picape oferece seis airbags e ESC de série, e obteve 80,87% de proteção para Ocupante Adulto, 87,08% para Ocupante Infantil, 62,18% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 66,28% para Assistência à Segurança.
O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, AEB interurbano e LSS. O impacto frontal mostrou estrutura e área dos pés estáveis, proteção marginal para o peito do motorista e adequada para o peito do passageiro.
O impacto lateral obteve boa proteção devido aos airbags laterais e de cortina padrão, e o teste de impacto lateral de poste apresentou proteção adequada para o peito do adulto. A proteção contra chicotada cervical (whiplash) foi marginal para o pescoço do adulto. A proteção para pedestres apresentou, em sua maioria, proteção adequada e boa para a cabeça e boa proteção para a parte superior e inferior das pernas.
A Amarok oferece o Alerta de Colisão Frontal opcional, que mostrou bom desempenho. No entanto, como não se trata de um sistema de frenagem ativo (o sistema emite um aviso, mas o veículo não freia por conta própria), não foi possível obter uma pontuação mais alta na avaliação do AEB.
As tecnologias de assistência ao motorista incluem o Aviso de Saída de Faixa, que não conseguiu obter uma pontuação mais alta, pois não é um sistema de segurança ativo (o sistema emite um aviso, mas o veículo não se autocorrige). De acordo com o Latin NCAP, a picape da Volkswagen – que foi avaliada de forma voluntária pela marca – poderia tirar nota máxima caso adicionasse sistemas ativos de segurança.
“Parabéns à Ford por ingressar no clube das cinco estrelas do Latin NCAP de picapes médias sob um protocolo mais rigoroso, junto com a Mitsubishi L200/Triton, recentemente avaliada. A falta de tecnologias de assistência ativa à condução impediu que a Volkswagen Amarok obtivesse uma classificação melhor, embora o fabricante tenha oferecido no passado o mesmo modelo e plataforma na Europa, com melhor nível de equipamento”, afirmou Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.