Ford revela novo SUV Everest, que chegará ao Brasil em 2023
Derivado da picape Ranger, novo Ford Everest tem capacidade para até 7 pessoas e será concorrente de Jeep Commander e Toyota SW4 no Brasil
Este é o novo Ford Everest. Depois de inúmeros teasers e flagras do modelo em testes, a montadora americana finalmente revelou na última terça-feira (1) a nova geração do SUV de 7 lugares derivado da picape Ranger. Totalmente renovado, o novo Ford Everest acompanha as novidades da nova geração da picape média. Ele também será pela primeira vez um carro global, e deve chegar ao mercado brasileiro em 2023.
O design do novo Ford Everest tem muito em comum com a nova Ranger. Conforme antecipado pelo Guia do Carro nos últimos meses, a dianteira de ambos os modelos é quase idêntica. Assim como na picape, o novo Ford Everest aposta em linhas retas, com destaque para os faróis com assinatura visual de led em formato de “C”. Eles são conectados por uma barra horizontal que atravessa a enorme grade frontal do SUV. O novo Ford Everest chega ao mercado nas versões Sport, Titanium e Platinum.
Logo abaixo, o para-choque traz algumas diferenças em relação ao da Ranger. No SUV, a peça conta com um design mais discreto, e não há o detalhe proeminente que liga a entrada de ar inferior aos faróis como na picape. Completam a dianteira as luzes de neblina, que são alocadas em pequenos nichos abaixo dos faróis principais. Na lateral, o destaque fica para um vinco marcante na parte inferior das portas e para a linha de cintura mais alta.
O novo Ford Everest também conta com racks longitudinais no teto. Na região das janelas, há um friso que percorre a linha inferior e segue até a coluna C. Já as rodas de liga-leve são de 20’’ e contam com pneus de uso misto. Na parte inferior, o SUV tem um estribo lateral. Dependendo da versão, os detalhes da carroceria do novo Ford Everest podem contar com acabamento cromado ou escurecido.
Na traseira, o Ford Everest concentra a maior parte das mudanças em relação à Ranger. O novo SUV conta com lanternas de led de aspecto horizontal, que invadem a tampa do porta-malas, que também abriga a placa. Elas têm acabamento escurecido, e são interligadas por uma barra horizontal que traz o nome Everest em baixo relevo. Logo abaixo, o para-choque traseiro conta com lanternas de neblina na parte inferior.
Por dentro, o novo Ford Everest também compartilha grande parte do interior com a nova Ranger. Assim como na picape, o destaque fica para a nova central multimídia de até 12’’ – nas configurações de entrada, a tela é de 10,1’’. Com aspecto vertical, a central roda o sistema Sync 4A e traz conectividade à internet. Por meio do serviço Ford Pass também é possível acessar e controlar funções da picape através de um smartphone.
O painel de instrumentos também é digital, e tem versões de 8’’ ou 12,4’’. No entanto, ao contrário da picape, o Ford Everest conta com três fileiras de assentos para acomodar até 7 ocupantes. A montadora americana ainda destaca que o acesso aos assentos da última fileira é mais fácil do que no modelo anterior, já que os bancos da segunda fila deslizam mais para a frente. Além disso, todos os assentos podem ser rebatidos de forma elétrica.
Sob o capô, o novo Ford Everest terá as mesmas opções de motorização da nova Ranger. Sem revelar especificações sobre potência ou torque, a montadora americana antecipa apenas que o novo SUV poderá ser equipado com um novo motor 3.0 V6 turbodiesel. Além disso, o modelo também terá configurações com um motor 2.0 turbodiesel em versões com um ou dois turbos, além um 2.3 EcoBoost a gasolina. Assim como a Ranger, o Everest também pode ganhar uma versão híbrida de 367 cv em 2024.
Dependendo da versão, o novo Everest terá opções de câmbio automático de 6 ou 10 marchas. Nas versões com tração 4x4, o SUV oferecerá um novo sistema de tração nas quatro rodas. Além das opções de tração 4x2, 4x4 integral e 4x4 com reduzida, a picape também conta com um sistema avançado que reconfigura a distribuição de tração automaticamente conforme a demanda do terreno.
A Ford destaca que o Everest pode atravessar terrenos alagados com até 800 mm de profundidade e pode rebocar até 3.500 kg. Dentre os equipamentos de segurança, o novo SUV conta com os principais recursos oferecidos na nova Ranger. Um dos destaques são os 9 airbags. Além das bolsas frontais, laterais e de cortina, o Everest também pode contar com airbags duplos de joelho e um airbag central, que oferece proteção adicional em caso de impacto lateral.
Ao contrário da geração atual – que é vendida apenas na Ásia e na Austrália, o novo Ford Everest será um modelo global. Assim como a nova geração da Ford Ranger, o SUV deve chegar ao Brasil em 2023, importado da Argentina. No mercado brasileiro, o modelo será concorrente direto de modelos como o Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer, Mitsubishi Pajero Sport e Jeep Commander no segmento de SUVs de 7 lugares.