Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ford revela novo SUV Everest, que chegará ao Brasil em 2023

Derivado da picape Ranger, novo Ford Everest tem capacidade para até 7 pessoas e será concorrente de Jeep Commander e Toyota SW4 no Brasil

2 mar 2022 - 13h07
Compartilhar
Exibir comentários
Novo Ford Everest pode chegar ao Brasil em 2023
Novo Ford Everest pode chegar ao Brasil em 2023
Foto: Ford/Divulgação

Este é o novo Ford Everest. Depois de inúmeros teasers e flagras do modelo em testes, a montadora americana finalmente revelou na última terça-feira (1) a nova geração do SUV de 7 lugares derivado da picape Ranger. Totalmente renovado, o novo Ford Everest acompanha as novidades da nova geração da picape média. Ele também será pela primeira vez um carro global, e deve chegar ao mercado brasileiro em 2023. 

O design do novo Ford Everest tem muito em comum com a nova Ranger. Conforme antecipado pelo Guia do Carro nos últimos meses, a dianteira de ambos os modelos é quase idêntica. Assim como na picape, o novo Ford Everest aposta em linhas retas, com destaque para os faróis com assinatura visual de led em formato de “C”. Eles são conectados por uma barra horizontal que atravessa a enorme grade frontal do SUV. O novo Ford Everest chega ao mercado nas versões Sport, Titanium e Platinum.

Ford Everest traz dianteira quase idêntica à da nova Ranger
Ford Everest traz dianteira quase idêntica à da nova Ranger
Foto: Ford/Divulgação

Logo abaixo, o para-choque traz algumas diferenças em relação ao da Ranger. No SUV, a peça conta com um design mais discreto, e não há o detalhe proeminente que liga a entrada de ar inferior aos faróis como na picape. Completam a dianteira as luzes de neblina, que são alocadas em pequenos nichos abaixo dos faróis principais. Na lateral, o destaque fica para um vinco marcante na parte inferior das portas e para a linha de cintura mais alta.

O novo Ford Everest também conta com racks longitudinais no teto. Na região das janelas, há um friso que percorre a linha inferior e segue até a coluna C. Já as rodas de liga-leve são de 20’’ e contam com pneus de uso misto. Na parte inferior, o SUV tem um estribo lateral. Dependendo da versão, os detalhes da carroceria do novo Ford Everest podem contar com acabamento cromado ou escurecido. 

Ford Everest traz lanternas de led de aspecto horizontal
Ford Everest traz lanternas de led de aspecto horizontal
Foto: Ford/Divulgação

Na traseira, o Ford Everest concentra a maior parte das mudanças em relação à Ranger. O novo SUV conta com lanternas de led de aspecto horizontal, que invadem a tampa do porta-malas, que também abriga a placa. Elas têm acabamento escurecido, e são interligadas por uma barra horizontal que traz o nome Everest em baixo relevo. Logo abaixo, o para-choque traseiro conta com lanternas de neblina na parte inferior.

Por dentro, o novo Ford Everest também compartilha grande parte do interior com a nova Ranger. Assim como na picape, o destaque fica para a nova central multimídia de até 12’’ – nas configurações de entrada, a tela é de 10,1’’. Com aspecto vertical, a central roda o sistema Sync 4A e traz conectividade à internet. Por meio do serviço Ford Pass também é possível acessar e controlar funções da picape através de um smartphone.

Ford Everest: central multimídia vertical de até 12''
Ford Everest: central multimídia vertical de até 12''
Foto: Ford/Divulgação

O painel de instrumentos também é digital, e tem versões de 8’’ ou 12,4’’. No entanto, ao contrário da picape, o Ford Everest conta com três fileiras de assentos para acomodar até 7 ocupantes. A montadora americana ainda destaca que o acesso aos assentos da última fileira é mais fácil do que no modelo anterior, já que os bancos da segunda fila deslizam mais para a frente. Além disso, todos os assentos podem ser rebatidos de forma elétrica.

Sob o capô, o novo Ford Everest terá as mesmas opções de motorização da nova Ranger. Sem revelar especificações sobre potência ou torque, a montadora americana antecipa apenas que o novo SUV poderá ser equipado com um novo motor 3.0 V6 turbodiesel. Além disso, o modelo também terá configurações com um motor 2.0 turbodiesel em versões com um ou dois turbos, além um 2.3 EcoBoost a gasolina. Assim como a Ranger, o Everest também pode ganhar uma versão híbrida de 367 cv em 2024.

Dependendo da versão, o novo Everest terá opções de câmbio automático de 6 ou 10 marchas. Nas versões com tração 4x4, o SUV oferecerá um novo sistema de tração nas quatro rodas. Além das opções de tração 4x2, 4x4 integral e 4x4 com reduzida, a picape também conta com um sistema avançado que reconfigura a distribuição de tração automaticamente conforme a demanda do terreno.

A Ford destaca que o Everest pode atravessar terrenos alagados com até 800 mm de profundidade e pode rebocar até 3.500 kg. Dentre os equipamentos de segurança, o novo SUV conta com os principais recursos oferecidos na nova Ranger. Um dos destaques são os 9 airbags. Além das bolsas frontais, laterais e de cortina, o Everest também pode contar com airbags duplos de joelho e um airbag central, que oferece proteção adicional em caso de impacto lateral. 

Ford Everest Titanium
Ford Everest Titanium
Foto: Ford/Divulgação

Ao contrário da geração atual – que é vendida apenas na Ásia e na Austrália, o novo Ford Everest será um modelo global. Assim como a nova geração da Ford Ranger, o SUV deve chegar ao Brasil em 2023, importado da Argentina. No mercado brasileiro, o modelo será concorrente direto de modelos como o Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer, Mitsubishi Pajero Sport e Jeep Commander no segmento de SUVs de 7 lugares.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade