Ford Transit 2026 ganha novas versões, mais equipamentos e maior eficiência
Novidades incluem arquitetura eletrônica, painel digital, central multimídia e assistência ao motorista para condução mais segura
O Ford Transit 2026 já está à venda e as primeiras unidades serão entregues em março. Não se trata de uma nova geração, mas há muitas novidades, por isso o veículo pode ser chamado de Novo Transit – ou Nova Transit, como prefere a Ford.
A garantia agora é de dois anos, sem limite de quilometragem. Novas tecnologias tornam o modelo mais confortável e seguro para o motorista, mas isso não é “mordomia” – um funcionário descansado pode ser muito mais produtivo. Além disso, se o veículo não sofre acidentes, está sempre em condições de ser usado (e render).
A Ford Pro acredita que todas as melhorias introduzidas no Novo Transit tornam a utilização do modelo muito mais eficiente para a empresa. Por isso, até mesmo o tamanho da tela multimídia mudou, passando de 8 para 12 polegadas.
A linha traz também duas novas versões com rodado simples: a Furgão Cargo, com PBT de até 4,0 t, e a Vidrada Longa, que pode ser usada, por exemplo, em transporte executivo para 18 passageiros ou até van escolar com 29 lugares. O rodado simples, em determinadas aplicações, amplia o aproveitamento de espaço e reduz os custos com pneus e pedágio.
Com o design frontal atualizado, acompanhando o visual global, todos os modelos da linha estão mais equipados e todas as novidades são focadas no cliente comercial, para aumentar a produtividade e reduzir o custo operacional do veículo.
O novo Ford Transit 2026 traz a maior gama de opções para o mercado, com 22 versões dos modelos chassi, furgão, minibus e elétrico, que permitem mais de 60 configurações para diversos tipos de aplicação.
O Transit Chassi dispõe das versões curta ou longa (PBT de 3,5 a 4,7 t), com transmissão manual. O Transit Furgão tem as versões de 10,7 m3 , 12,4 m3 e Cargo (PBT de 3,5 a 4,0 t), manuais ou automáticas.
O Transit Minibus oferece versões de 15 ou 18 lugares e as vidradas curta ou longa (PBT de 4,1 a 4,6 t), manuais ou automáticas. Já o Ford E-Transit, elétrico, além do modelo chassi, tem os furgões de 9,5 m3 , 10,7 m3 , 11,0 m3 , 12,4 m3 e 15,1 m3 (PBT de 3,5 a 4,2 t).
O Transit Chassi parte de R$ 282.900 e agora traz retrovisores com rebatimento elétrico, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, farol de neblina, piloto automático, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado digital e alarme perimetral.
O Transit Minibus, que parte de R$ 354.900, ganhou sistema de monitoramento de ponto cego, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado digital e alarme perimetral.
O modelo segue oferecendo piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestre, sistema de manutenção na faixa, câmera de ré, farol de neblina, sensor de estacionamento dianteiro, farol alto automático, sensor de chuva, alerta de colisão e estribo elétrico automático.
Essa mesma lista de equipamentos é oferecida também noTransit Furgão, que começa em R$ 297.900. O modelo elétrico E-Transit custa R$ 549.900 na configuração de entrada. Como oferta de lançamento o Novo Transit 2026 tem condições exclusivas de financiamento, desde taxa zero até prazos de 60 meses, com entrada reduzida e carência.
Nos modelos a combustão, o motor 2.0 EcoBlue diesel do Novo Transit, com potência de 165 cv e torque de 389 Nm, se destaca pelo desempenho em todas as faixas de rotação. Segundo a Ford, o turbo de geometria variável e a correia banhada em óleo contribuem para o baixo nível de ruído e grande durabilidade.
A transmissão pode ser manual de 6 marchas ou automático de 10 velocidades. Há também os quatro modos de condução – Normal, Eco, Escorregadio e Rebocar/Transportar –, que otimizam o desempenho em cada situação de rodagem.
Os modelos diesel têm garantia de 24 meses, sem limite de quilometragem, e a garantia do E-Transit continua a ser de três anos, ou 100.000 km. A Ford informou que o Transit elétrico responde por 10% das vendas do furgão.
Há clientes dos modelos a combustão que estão experimentando também o E-Transit elétrico, embora a maioria das vendas seja para grandes empresas transnacionais que precisam reduzir sua pegada de carbono. “O EV não é excludente, é complementar”, comentou um executivo.
A Ford Pro diz que está “aprendendo muito” com os usuários do E-Transit, como os horários de recarga e até mesmo o tipo de carregamento utilizado (lento na maioria das vezes).
Há também bastante utilização do sistema de assinaturas FordGo, que parte de R$ 8.845 por mês para o Transit Chassi, começa em R$ 9.025 mensais para o Transit Furgão e custa a partir de R$ 9.926 para o E-Transit elétrico.
A Ford Pro vendeu 24.000 unidades na América do Sul no ano passado. Os veículos comerciais da Ford (Transit e Ranger) cresceram 77% em vendas desde 2021 e a participação de mercado subiu de 5,9% para 9,6%. A Ford é líder no segmento de comerciais leves elétricos.