Ford Transit é a primeira van com câmbio automático do País
Ford Transit Automática chega ao mercado com câmbio de 10 marchas e parte de R$ 274.500 na configuração furgão longo com teto alto
A Ford anunciou na segunda-feira, 27, que vai iniciar as vendas do comercial leve Transit com câmbio automático ainda nesta semana. Denominada Transit Automática, a versão vai estar disponível nas configurações minibus para 15 ou 18 passageiros e furgão longo com teto alto (L3H3) e 12,4 m³ de área para carga.
A Ford Transit Automática será o primeiro veículo comercial do tipo com caixa automática e, de acordo com a empresa, terá preço situado na mesma faixa de seu principal concorrente com câmbio manual. A Transit furgão tem preço sugerido de R$ 274.500 e a minibus R$ 298.200.
A Ford Transit Automática chega para dar sequência à expansão do portfólio de produtos da Ford Pro, nova estrutura da divisão de veículos comerciais da marca, ampliando a oferta da linha que mais cresceu em participação no segmento desde o ano passado (segundo a própria empresa) e que também vai incluir, no futuro, a Transit Chassi e a E-Transit 100% elétrica, conforme havia anunciado no ano passado.
“A Transit Automática é mais um avanço e pioneirismo da linha, um produto esperado há muito tempo pelos clientes do segmento comercial e totalmente desenvolvido com foco na sua produtividade”, afirmou Guillermo Lastra, diretor de veículos comerciais da Ford América do Sul.
“Além de reduzir a fadiga e a distração do motorista, ela tem um padrão de eficiência, economia e durabilidade que favorece o tempo de atividade e o custo total de operação do veículo”, completou.
O câmbio de dez marchas com conversor de torque proporciona uma direção mais eficiente e confortável e contribui para diminuir o custo total de operação. Associada ao sistema start-stop e aos três modos de condução – exclusivos na categoria –, mais a tração traseira, ela ajuda a aumentar o rendimento médio da frota.
A caixa automática da Ford Transit usa uma programação adaptativa de mudança em tempo real que seleciona a marcha ideal para otimizar o desempenho e a economia de combustível em cada cenário de direção.
Em conjunto com o motor 2.0 EcoBlue diesel, com 165 cv, ela garante força em aclives, segurança em declives e ultrapassagens, melhorando ainda mais a dirigibilidade, uma das características mais elogiadas da van.
Entre outros avanços, esse motor conta com turbo de geometria variável que entrega desempenho em todas as faixas de rotação e níveis de atrito extremamente baixos, incluindo correia banhada em óleo para redução do desgaste e melhoria do conforto acústico.
“O número maior de marchas da caixa automática permite que o motor funcione mais próximo da eficiência máxima”, diz Daniel Santos, gerente de desenvolvimento do produto da Ford América do Sul. “A sua aceleração suave e progressiva ajuda a elevar o padrão de condução dos motoristas e a reduzir o consumo total da frota.”
Num cálculo aproximado, um motorista profissional faz mais de 750 mil trocas de marcha por ano em um veículo com câmbio manual. O novo câmbio automático elimina esse esforço e aumenta o conforto do condutor que passa longos períodos no volante, com partidas e acelerações escalonadas, sem vibrações e asperezas.
A manutenção mais econômica é outra vantagem da Transit Automática. Por não exigir a troca do kit de embreagem, ela reduz o número de paradas para serviço e tem um custo de manutenção do sistema da transmissão cerca de 70% menor.
Ao lado do desempenho, tecnologia, segurança, qualidade e baixo custo operacional, a Transit se destaca por ter a lista de equipamentos de série mais completa do segmento. A Transit Automática não foge à regra, com os mesmos itens exclusivos encontrados nos demais modelos da linha.
Ela é a única com auto start-stop, três modos de condução e modem de conectividade de fábrica, integrado à arquitetura elétrica do veículo, que permite receber alertas preventivos, agilizar o atendimento em caso de assistência, gerar relatórios com indicadores para o negócio, localizar o veículo e agendar e acompanhar serviços online.
Também vem de série com controle eletrônico de estabilidade e anticapotamento, controle de carga adaptativo, estabilização de vento lateral e assistente de partida em rampa, computador de bordo com tela de 2,3”, multimídia Sync Move com tela de 8”, Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré com sensor de estacionamento.
O volante multifunção, o isolamento acústico aprimorado e a segurança com nota máxima do EuroNCAP são outros diferenciais. A versão minibus também é a única da categoria com assistência autônoma de frenagem com detecção de pedestres, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, estribo lateral elétrico e cintos de segurança de três pontos em todos os bancos de série.