Ford Transit terá câmbio automático e novas versões em 2023
Linha Ford Transit 2023 vai ganhar câmbio automático de 10 marchas, versão chassi cabine e o primeiro furgão 100% elétrico da marca
A linha Ford Transit de comerciais leves vai passar a incorporar importantes novidades em sua linha 2023. A empresa anunciou que a gama terá opção de câmbio automático de 10 marchas (inédita no mercado), configuração chassi cabine e a primeira versão 100% elétrica da marca no País, a E-Transit. Os preços, porém, não foram divulgados.
A Ford afirma que foi a marca que mais cresceu no segmento de vans de passageiros nos últimos 12 meses, graças ao lançamento da Transit, o que justifica a chegada das novas versões e mostram a disposição da empresa em seguir avançando na categoria de veículos comerciais no Brasil.
“Estamos muito satisfeitos com o desempenho da Transit no mercado brasileiro. Em apenas 12 meses, a versão minibus atingiu 12% de participação, com picos de 17%. A Furgão foi a segunda que mais cresceu, com 4% de participação e picos de 11% em sete meses, e continua crescendo mês a mês”, afirmou Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.
A primeira novidade a chegar ao mercado – no primeiro semestre do próximo ano – será o câmbio automático, uma caixa de 10 marchas com conversor de torque e programação adaptativa, que vai estar disponível para a Ford Transit nas versões minibus, com 15 e 18 passageiros, e furgão longo, com capacidade para 12,4 m³ de carga.
De acordo com a empresa, a Ford Transit automática proporciona aceleração suave e progressiva que ajuda a nivelar o padrão de condução dos motoristas, reduzindo o consumo total da frota, em combinação com a tração traseira e o sistema auto start (único na categoria). O motor é o conhecido 2.0 turbodiesel com 170 cv.
No segundo semestre de 2023 será a vez da versão chassi-cabine, que vai estar disponível em duas versões: com 3.500 kg (que pode ser conduzida por motoristas com CNH categoria B) e 4.700 kg de PBT. Carroceria para cargas secas, baú simples, guincho plataforma e baú refrigerado são alguns dos implementos que podem ser instalados no modelo, com capacidade de carga de 1.400 kg a 2.600 kg.
Também no segundo semestre está prevista a chegada da versão 100% elétrica, a Ford E-Transit, que se diferencia visualmente das demais pela grade com detalhes na cor azul. A portinhola que protege a entrada para carregamento está discretamente instalada na dianteira.
Contando com motor de 269 cv, a Ford E-Transit traz o conjunto de baterias instalado no assoalho, além de suspensão traseira independente com molas helicoidais, o que permite ao modelo oferecer grande espaço para cargas. A novidade será oferecida inicialmente apenas na versão furgão e, segundo a Ford, tem autonomia para até 317 km (ciclo WLTP). A recarga pode ser feita em 8 horas ou em 35 minutos (até 80% da bateria) usando carregador rápido.
A Ford E-Transit vai ser oferecida com um conjunto de tecnologias de assistência ao condutor que inclui sistema de câmeras de 360°, assistente de frenagem em ré, assistente de cruzamentos e central multimídia com tela de 12”. Apesar de só chegar às concessionárias no ano que vem, a Ford E-Transit começa a ser oferecida para grandes frotistas do País em programa de empréstimo já a partir deste mês.