Ford vai transferir fábrica da Troller para Governo do Ceará
Fábrica do antigo Troller T4 em Horizonte (CE) deve receber R$ 400 milhões de investimentos para produzir 6 novos carros a partir de 2025
Depois de quase três anos sem produzir carros novos, a fábrica da Troller em Horizonte (CE) finalmente terá um novo dono. A Ford chegou a um acordo com o Governo do Ceará e vai transferir a unidade fabril ao estado, que já tem planos para o futuro da antiga casa dos modelos T4 e TX4. A Ford divulgou um comunicado oficial nesta segunda-feira, 23, comentando sobre a transação.
"A Ford informa que nesta segunda-feira, 23 de setembro, assinou junto com o Governo do Ceará um acordo de transação para a transferência ao Estado da fábrica da empresa no município de Horizonte. Com isso, a Ford e o Governo do Ceará dão um passo definitivo para utilizar a planta de Horizonte na geração de crescimento econômico e social para a comunidade cearense. A Ford agradece ao Governo do Ceará por ter permitido uma negociação em que a empresa e o Estado puderam colaborar para promover o desenvolvimento da região", afirma a montadora, em nota.
Aberta em 1997, a fábrica da Troller em Horizonte (CE) produzia carros de forma quase artesanal. O seu modelo mais icônico, o T4, utilizava peças de origem Volkswagen, MWM e Jeep até a marca ser adquirida pela Ford, em 2007. Com o passar dos anos, a marca americana passou a incluir mais componentes de seus carros no T4, que fez fama entre os fãs de off-road pelo bom desempenho em terrenos fora-de-estrada.
A marca também chegou a produzir a picape Pantanal em 2006, mas o projeto foi cancelado pela Ford por problemas estruturais, que renderam até uma recompra de quase todas as 100 unidades vendidas até então. Em 2015, o Troller T4 ganhou uma nova geração, que compartilhava plataforma, motor e várias peças com a geração anterior da Ford Ranger.
Na época do fechamento das fábricas nacionais da Ford, a unidade da Troller permaneceu com a produção do T4 até outubro de 2021. A fábrica contava com cerca de 470 funcionários e produzia em torno de 150 carros por mês. Após o fim das atividades, a Ford chegou a negociar a fábrica com outras empresas, mas sem abrir mão dos direitos da marca Troller e do T4.
Agora, a fábrica pode encontrar um novo comprador e receber mais investimentos. De acordo com o Governo do Ceará, está previsto um modelo de atuação multimarcas, com produção por encomenda de diferentes marcas. Seria um processo semelhante ao da Nordex, que possui uma fábrica no Uruguai e que fabrica modelos da Stellantis, Kia e Ford. As atividades devem ter reinício a partir de meados de 2025.
Em agosto deste ano, a empresa de comércio exterior Comexport anunciou um investimento de R$ 400 milhões para reativar a unidade. Serão contratados cerca de 250 funcionários, e a fábrica deve produzir até 6 novos carros, entre elétricos e a combustão, para diferentes marcas. Os modelos, no entanto, ainda não foram revelados. Também há planos de produção local de componentes e peças.