Ford vai trazer Divisão Performance e F-150 Raptor ao Brasil
Sucesso entre os clientes da marca no exterior, Ford Performance oferece kits que transformam carros de passeio em feras esportivas nos EUA
A Ford decidiu ser uma marca aspiracional no Brasil e está fazendo sucesso com essa estratégia. Agora, a marca americana dá mais um passo e anuncia a chegada da Divisão Ford Performance na América do Sul (incluindo o Brasil).
O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 9, no Festival Interlagos 2024, que está sendo realizado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A Ford Performance é sediada em Dearborn, Detroit, e é responsável por carros como a picape Ranger Raptor, que é o primeiro carro da divisão esportiva disponível no Brasil.
A novidade foi anunciada por Antonio Baltar Jr, diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford, durante o Festival Interlagos, que estará aberto ao público até o próximo domingo (11 de agosto), no autódromo José Carlos Pace, em São Paulo.
“A Ford nasceu nas pistas e a competição faz parte do nosso DNA. A Ford Performance é hoje a divisão responsável por levar adiante esse legado vitorioso, trazendo veículos e experiências exclusivas que combinam alto desempenho, estilo de vida e emoção”, afirmou Antonio Baltar Jr, diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford. No acumulado de 2024, as vendas gerais da marca americana subiram 68% no Brasil.
A Ford Performance tem três pilares: produto, competição e kits de preparação. Produtos já haviam: Mustang GT Performance, Mustang Mach-E e Ranger Raptor. Em mercados como os EUA, a montadora ainda oferece kits de preparação, que tranformam veículos de passeio ou utilitários em feras esportivas. Eles podem chegar futuramente ao Brasil, mas ainda não foram confirmados para a região.
Prova disso é uma picape F-150 modificada, com 700 cv de potência e 784 Nm de torque, está sendo exibida no Festival Interlagos 2024, mas não é a F-150 Raptor, que futuramente também deve ser vendida no Brasil. A picape grande esportiva já é oferecida em mercados da região, como a Argentina. Há também uma Ranger Raptor e os Mustang GT Performance e Mach-E (elétrico).
Além de ampliar a linha com novos veículos, o plano da Ford Performance é oferecer futuramente exclusivas para os clientes da marca, como track days e outras atividades dentro e fora das pistas e estradas. Outro ponto confirmado pela montadora é o licenciamento de produtos oficiais e a participação de eventos globais com os carros da Ford Performance.
Com a chegada da Divisão Performance à América do Sul, também fica a expectativa de que a Ford retome uma de suas tradições na região, que é o envolvimento nas competições de automobilismo. Até hoje a antiga Fórmula Ford (de carros monopostos) é lembrada com saudades pelos fãs das corridas. Atualmente, a Ford atua em categorias como o WEC e a Nascar, e estará de volta à Fórmula 1 a partir de 2026, fornecendo motores para a Red Bull.