Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Forte e inteligente, Amarok surpreende em teste na terra

Terra testou o modelo em uma pista de off-road. Desempenho e tecnologia impressionam

31 mar 2015 - 10h19
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Assistente de controle em subidas auxilia nas rampas</p>
Assistente de controle em subidas auxilia nas rampas
Foto: Felipe Oliveira / Terra

A Volkswagen lançou na última semana a linha 2015 da Amarok, que chega às concessionárias da marca em abril. Entre as novidades estão os novos itens de série voltados à tecnologia, além de todas as versões a partir de agora serem 4x4.

A marca alemã também anunciou uma versão especial da Amarok, a Dark Label, que chega às lojas apenas na segunda quinzena de abril. De acordo com a montadora, apenas 1 mil unidades da série especial serão vendidas e, embora a Volks não confirme, o carro custará em torno de R$ 140 mil.

O Terra testou a nova Amarok em uma pista de off-road no Haras Tuiuti, na cidade de Tuiuti, interior do Estado de São Paulo. A força e a tecnologia da picape, como diz o slogan da montadora, impressionam.

A principal novidade na Amarok 2015 está nos itens de série. Na nova versão, o veículo, que foi lançado no mercado brasileiro em 2010, vem de série com controle eletrônico de estabilidade, sistema de auxílio em subida (que deixa o carro até três segundos parado em ladeiras), controle de descida (que freia o modelo sozinho, mesmo quando em ponto morto), freios ABS off-road, bloqueio eletrônico de diferencial, sistema eletrônico de tração, além de tampa traseira com sistema de alívio de peso.

A Amarok também será a única picape média a ter faróis de neblina com luz estática para conversão, recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h. Sempre que os faróis estiverem ligados (fachos alto ou baixo) e a seta for acionada ou o motorista girar o volante, o farol de neblina do lado correspondente ao que o veículo estiver virando é acionado automaticamente. A tecnologia estará disponível nas configurações Highline e Trendline.

Amarok Dark Label terá mil unidades no Brasil e chega às lojas a partir da segunda quinzena de abril
Amarok Dark Label terá mil unidades no Brasil e chega às lojas a partir da segunda quinzena de abril
Foto: Felipe Oliveira / Terra

No teste realizado pelo Terra, uma das coisas que impressionou foi a tecnologia no sistema de tração. Colocada em um obstáculo conhecido como “caixa de ovo” – onde o carro fica apoiado apenas em duas rodas, formando um X – o sistema faz com que o carro identifique as rodas que estão no piso e faça força apenas com elas, tirando o carro dessa situação.

Na sequência, o veículo foi colocado à prova em uma subida com grande angulação, sendo que o condutor tinha de paralisar totalmente o veículo no meio da subida para testar o sistema de auxílio em subida. Além de mostrar que o motorista terá facilidade para sair da situação, o carro mostrou força, já que uma aceleração que leva o veículo a apenas 2 mil giros já é suficiente para que a Amarok se movimente.

A função off-road é outra novidade que agrada. Com o botão acionado, o sensor reconhece quando o modelo está em uma ladeira, o que facilita o trabalho do motorista nas estradas de terra. Quando ligado, o sistema freia o carro sozinho nas descidas, mesmo com o veículo em ponto morto, regulando a velocidade na ladeira – a função também funciona quando o veículo está descendo de ré.

<p>Nova Amarok foi testada na terra, na "caixa de ovo" e nas pedras</p>
Nova Amarok foi testada na terra, na "caixa de ovo" e nas pedras
Foto: Felipe Oliveira / Terra

Além dessas funções, chama atenção o freio ABS off-road, que auxilia em paradas bruscas na terra. Quando o veículo é fortemente freado na pista, o carro começa a “cavar” a terra e afunda um pouco o pneu, controlando a frenagem e parando totalmente o veículo em poucos metros.

A nova Amarok será comercializada em sete versões, com motores de 140 cavalos e 180 cavalos. De acordo com a Volkswagen, a tendência é que os preços atuais sejam mantidos.

Foto: Felipe Oliveira / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade