Foton Tunland V9 vem aí: saiba detalhes da picape híbrida
Mais um lançamento no segmento de picapes médias quer movimentar o mercado - e olha que (ainda) não estamos falando sobre a BYD Shark
A Foton vai lançar uma linha de picapes na segunda metade de junho, chamada Tunland V9, e quer clientes de Toyota Hilux e cia. Modelo da marca chinesa de utilitários será híbrido e promete boa lista de equipamentos
A Foton, marca de caminhões e veículos utilitários que atua no Brasil desde 2010, confirmou nesta semana que também vai lançar uma picape média híbrida em território nacional.
O picape em questão é a Tunland V9. Seu lançamento será no próximo dia 17/06, ao lado da apresentação de uma dupla de caminhões da empresa. O Terra foi convidado e estará no evento de apresentação.
A Foton Tunland V9 é uma picape híbrida-leve - ela une um motor 2.0 a gasolina a uma bateria de 48V. Lá fora, esse conjunto promete autonomia de até 900 km. O câmbio é automático de oito marchas e a tração é 4x4.
Por aqui, uma picape com projeto parecido atualmente é a Ford Maverick Hybrid - embora a Tunland V9 seja bem maior. Outra picape que chega em breve e também será híbrida, mas com sistema plug-in, é a BYD Shark. Esta sim terá porte, origem e proposta parecida com o modelo da Foton.
Ainda não se sabe muito sobre a linha de picapes da Foton, mas espera-se por versões sofisticadas e com preços competitivos - afinal não faria sentido lançar uma picape mais cara do que modelos que já vendem bem no segmento.
Hoje, a categoria de picapes médias é dominada pela Toyota Hilux, que parte de R$ 219.090 na versão mais simples e chega a R$ 335.300 na mais cara, a SRX Plus, lançada em 2023.
A Foton Tunland V9 também deve vir completinha, com seis airbags, uma série de equipamentos de auxílio à condução (como ACC, frenagem automática de emergência e corretor de faixa) e itens como start-stop, central multimídia com tela flutuante de 14,6 polegadas (com comando de voz e câmera 360º), quadro de instrumentos digital e bancos de couro, entre outros.