Futuro do Jeep Compass: será um Peugeot italiano e elétrico
Entenda por que a Stellantis está pensando em fazer uma mudança radical no Jeep Compass, que pode até mudar para Porto Real, RJ
Na era da incerteza, quando tudo muda o tempo todo, nada parece ser tão radical dentro da Stellantis como o futuro do Jeep Compass. O famoso SUV americano já tem seu destino traçado e ele é muito diferente do atual. Segundo informações vindas da Europa, o novo Jeep Compass será um Peugeot italiano e elétrico.
Atualmente o Jeep Compass é fabricado na plataforma Small Wide (a mesma do Jeep Renegade e do Fiat Toro), tanto em Goiana, Pernambuco, quanto em Melfi, na Itália. Mas a Stellantis quer um Compass totalmente elétrico a partir de 2025, e a plataforma Small Wide não permite essa mudança.
Por isso, a nova geração do Jeep Compass será fabricada na plataforma STLA Medium, a mesma do Peugeot 3008. O novo Compass, portanto, além de italiano, será elétrico. Mas a Jeep, agora sob o comando global de Antonio Filosa, que tornou a marca imbatível no Brasil, não vai abrir mão das versões com motor a combustão.
A próxima geração do Jeep Compass terá, dessa forma, toda a base e até o comportamentro dinâmico de um Peugeot 3008, porém com design, instrumentos e aspectos off-road da Jeep. Também deve haver versões PHEV (híbridas plug-in).
Segundo o jornal Automotive News Europe, a fábrica italiana de Melfi também produzirá modelos da DS, da Opel e da Lancia, além da Jeep e da Peugeot. Todas essas marcas terão carros com versões totalmente elétricas.
Futuro do Compass no Brasil
No Brasil o movimento não deve ser diferente, mas não será imediato. Segundo Alexandre Aquino, vice-presidente da Jeep América do Sul, os futuros modelos da marca poderão ser fabricados na planta da Stellantis em Porto Real, RJ, ainda exclusiva de modelos Peugeot e Citroën, mas ainda não há uma decisão tomada.
Aquino disse que inicialmente a Jeep deve começar com a eletrificação de seus carros nacionais. Os modelos Compass, Renegade e Commander podem ganhar uma das opções Bio-Hybrid da Stellantis. Portanto, inicialmente, o futuro Jeep Compass elétrico será importado da Itália.
A fábrica de Porto Real já está sendo preparada para a mudança que ocorrerá também no Brasil, onde a eletrificação mais avançada (Bio-Hybrid Plug-in e EV) deve começar com modelos da Peugeot. Mas, com a base da plataforma STLA Medium em Porto Real, o Jeep Compass também deve seguir esse caminho, até o final da década.