Garagem de clássicos da Volks tem 100 carros para matar saudade
Volkswagen inaugura a segunda parte de sua garagem de carros clássicos na fábrica da Anchieta; coleção vai de Kombi a Gol Last Edition
Durante muitos anos a Volkswagen foi a maior montadora de carros do Brasil e, por isso, seus carros mexem com o imaginário dos brasileiros. Agora a Volks deu mais um passo em sua incrível garagem de carros clássicos na fábrica da Anchieta, inaugurando a segunda parte.
É uma coleção fabulosa, com mais de 100 carros expostos, e marca os 70 anos da Volkswagen no Brasil. Vai da Kombi, que tem uma área exclusiva, ao Gol Last Edition, passando por modelos como Fusca, Brasília, Logan e Zé do Caixão (apelido do Volkswagen 4 portas dos anos 70).
Nenhuma montadora tem uma coleção de clássicos como a Volkswagen. A Fiat tem alguns modelos em Betim (MG) e a GM chegou a organizar um museu nos anos 90, mas que foi desativado. A parte II amplia o projeto inaugurado em 2019.
Para organização do espaço, as unidades da Garagem Volkswagen (que não é aberta ao público) foram separadas por temas, relacionados abaixo.
Clássicos da Anchieta: reúne os modelos irmãos do Fusca e que traziam motor a ar, produzidos entre as décadas de 50 e 80. Estão lá, por exemplo, exemplares do Fusca, 1600, 1600 TL, Brasília, Variant e SP.
Kombi: a Velha Senhora mereceu seu capítulo à parte, reunindo a última unidade produzida no Brasil, uma Kombi Standard na cor branca de dezembro de 2013, e uma unidade 1961 vermelha e branca (saia e blusa), que é o veículo mais antigo da coleção.
Autolatina: a época da parceria entre Volkswagen e Ford é homenageada por três representantes: Apollo, Logus e Pointer – este, uma referência em design e ergonomia nos anos 1990, mais tarde “copiado” pelo Volkswagen Nivus.
Compactos Premium: conceito inovador trouxe no início dos anos 2000 veículos como o Polo e Polo Sedan, além do compacto 100% brasileiro, o Fox, com a última unidade fabricada na planta de São José dos Pinhais (PR) presente na Garagem VW – Parte II.
Esportividade: um traço importante do DNA Volkswagen também marcou presença com a primeira unidade das 99 produzidas do Golf GTI VR6, com o Gol GTI 1993 na cor vinho, versão marcante do compacto, adorada pelos entusiastas até hoje, o Santana EX 1991, a unidade mais apimentada do sedã, e o Golf GTI 2018, o último vendido no Brasil, na cor vermelha.
Garagem VW Parte I: lançada em 2019 com 22 veículos, segue ativa, recebendo uma alteração das unidades em exposição. Agora, diversos modelos especiais, entre veículos conceitos e de demonstração ocupam a área. Edições especiais, criadas para serem apresentadas durante os anos de Salão do Automóvel de São Paulo também marcam presença.
Versões únicas, como a Kombi Serie Prata de 2005 e Serie Ouro de 2007, o Gol Vintage, que celebrou os 30 anos de produção do Gol, veículos modificados como a Kombi Bombeiro, veículos preparados para pista como o “Golf GTI Competição” e o “Gol Endurance”, que quebrou o recorde de endurance na categoria em 2003, além de protótipos como o projeto BY e o VEMP, que nunca chegaram às ruas.