Geely lança sistema híbrido com 2.390 km de autonomia
Conjunto para híbridos plug-in chamado EM-i (ou NordThor 2.0) supera o da BYD, conhecido como DM-i, e tem 46,5% de eficiência térmica
A Geely superou a BYD, que tinha atingido 2.100 km de alcance em carros híbridos do tipo plug-in, ao lançar um novo sistema capaz de fazer um carro desse tipo ter 2.390 km de alcance
A luta pelo posto de marca (ou pelo menos sistema) mais eficiente do mundo para carros do tipo plug-in continua. Depois de a BYD mostrar o conjunto DM-i, que tem 2.100 quilômetros de autonomia, a Geely revolucinou o planeta nesta semana ao revelar um novo esquema chamado EM-i (ou NordThor 2.0), que promete alcance de 2.390 quilômetros - quase a distância entre São Paulo (SP) e Maceió (AL).
Segundo a marca chinesa, o sistema EM-i conseguiria oferecer esse alcance em uma medida de autonomia máxima entre o motor elétrico e o conjunto a combustão. Em escala de consumo, seria algo equivalente a 2,67 litros de gasolina para rodar 100 quilômetros - algo próximo a 37,5 km/l.
O conjunto já tem data para estrear. No próximo dia 04/11, o SUV Geely Starship 7 deve ser lançado mundialmente e será oficialmente o primeiro produto da empresa a receber a nova tecnologia.
Veremos esse alcance no Brasil?
É possível. A Geely já opera no Brasil com algumas de suas divisões de luxo (por enquanto, a Volvo e a mais recente apresentada, a Zeekr) e estuda voltar a trazer modelos para cá, assim como tentou fazer na metade da década passada, embora em outro segmento (no de carros populares) e sem sucesso.
A estratégia da Geely é global e a meta é atingir novos mercados muito em breve, assim como a BYD vem fazendo ao redor do mundo - e como tem revolucionado o mercado de carros eletrificados no Brasil desde a metade do ano passado.