GM apresenta Chevrolet Blazer EV e reafirma aposta nos elétricos
SUV totalmente elétrico é fabricado no México e será vendido no Brasil a partir de setembro; veja as fotos do Chevrolet Blazer EV
O novo Chevolet Blazer EV foi apresentado pela GM na noite desta quarta-feira, 31, no hotel de luxo Rosewood, em São Paulo. O SUV elétrico chegará às lojas no início de setembro. Haverá uma pré-venda em agosto, mas o preço ainda não foi divulgado. Nos Estados Unidos, parte de US$ 48.800 (cerca de R$ 276.000). .
O Chevrolet Blazer EV é um carro imponente, com enorme distância entre-eixos, balanços pequenos e um visual agressivo. A GM optou por trazer a versão RS, que é a sua linha de design esportivo. O SUV elétrico é produzido no México e chega ao Brasil sem imposto de importação.
Equipado com dois motores elétricos, o Chevrolet Blazer EV tem 255 kW de potência (347 cv) e impressiona com alguns números. A moderna bateria Ultium tem 102 kWh de capacidade e permite ao SUV rodar 481 km com uma carga. Esse número já é o oficial do PBEV (Inmetro), o que significa que na prática seu alcance deve superar os 550 km, talvez chegando a 600 km.
A potência de carregamento também é impressionante: 190 kW em carregador rápido (DC) e 22 kW em carregador lento (AC). O Chevrolet Blazer EV acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e chega a 190 km/h de velocidade máxima. Nesta quinta-feira, 1º, o Guia do Carro participará do primeiro test drive do SUV elétrico, num circuito fechado.
O Blazer EV é um carro muito equipado e que traz muito conteúdo tecnológico, como a partida sem chave ou botão, a abertura do porta-malas apenas pela presença do motorista e o sistema de multimídia Google Built-in em tela de 17,7", que não é apenas um espelhamento do telefone celular, mas sim um sistema pensado e criado para um automóvel. As rodas são de 21".
Durante a apresentação do novo modelo, o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, reafirmou a aposta da montadora americana nos carros elétricos. Chamorro fez a mesma apresentação há alguns dias na Colômbia e no Equador. Segundo ele, o mercado colombiano de EVs deve crescer bastante porque esta foi a opção do governo.
"Os consumidores nos dizem que querem continuar com a vida que têm, com seus celulares, dentro do veículo. E nós temos tudo que eles querem", comentou. "O futuro começa hoje com a Blazer EV."