GM e Hyundai fecham acordo para fazer carros em conjunto
Montadoras pretendem alavancar suas escalas de produção para reduzir custos e oferecer mais tecnologia; modelos serão térmicos e elétricos
GM e Hyundai anunciaram um acordo inédito para "explorar futuras colaborações em áreas estratégicas essenciais", de acordo com comunicado.
O documento foi assinado pela presidente e CEO da GM, Mary Barra, e pelo presidente executivo do Hyundai Motor Group, Euisun Chung. Após a assinatura do Memorando de Entendimento não vinculativo, serão avaliadas as oportunidades para acordos.
A intenção das empresas é buscar maneiras de alavancar suas escalas de produção e se complementar e seus respectivos pontos fortes. Dessa forma, o objetivo é reduzir custos e oferecer gama maior de veículos e tecnologias aos consumidores de ambas as montadoras.
"Esta parceria permitirá que Hyundai e GM avaliem oportunidades para aumentar a competitividade em importantes mercados e segmentos de veículos, bem como impulsionar eficiências de custo e fornecer maior valor ao cliente por meio de nossa expertise combinada e tecnologias inovadoras", disse Chung.
Entre as ações que devem resultar da parceria estão o desenvolvimento e a produção de veículos de passageiros e comerciais, motores a combustão e tecnologias de energia limpa, como elétrica e a hidrogênio. Além disso, as empresas também vão avaliar o compartilhamento de matérias-primas para baterias e aço.
"A GM e a Hyundai têm pontos fortes complementares e equipes talentosas. Nosso objetivo é desbloquear a escala e a criatividade de ambas as empresas para entregar veículos ainda mais competitivos aos clientes de forma mais rápida e eficiente", finaliza Barra.