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GM, enfim, vai oferecer carregadores residenciais para elétricos

GM faz parcerias para começar a vender estações de recarga rápida que possam ser instaladas em residências e comércios

15 mai 2023 - 15h10
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GM vai investir na criação de infraestrutura de carregadores elétricos no Brasil.
GM vai investir na criação de infraestrutura de carregadores elétricos no Brasil.
Foto: GM / Guia do Carro

A General Motors, enfim, vai começar a investir na criação de uma infraestrutura de recarga de veículos elétricos no País, a fim de sustentar sua estratégia de eletrificação do mercado nacional.

A montadora anunciou na segunda-feira, 15, uma parceria com a Weg e a Eletricus para comercializar estações de recarga que operam com corrente alternada (AC) de última geração em suas 78 concessionárias especializadas em veículos elétricos no País.

“Queremos fomentar a rede de recarga doméstica, principalmente para casas e condomínios, oferecendo desde a instalação dos equipamentos até suporte para adaptação da instalação elétrica para receber a estação de recarga”, afirmou Glaucia Roveri, gerente de desenvolvimento de infraestrutura de veículos elétricos da GM América do Sul.

A montadora explicou, por meio de comunicado, que no caso da parceria com a WEG, o foco está em tecnologias específicas para estações de recarga de parede ou fixos que possam ser gerenciados e que permitem recarga até três vezes mais rápido que o padrão disponível no mercado (7,4 kW), com potência que pode chegar a 22 kW, dependendo da rede elétrica disponível.

Dessa forma, bastarão 15 minutos na tomada para que estes veículos elétricos ganhem aproximadamente 40 km extra de autonomia, que é a distância média diária percorrida pelo brasileiro.

Outro detalhe é que a estação de recarga Wall Charger Chevrolet pode ser conectada à internet para que o cliente consiga monitorar e comandar a operação de recarga remotamente via aplicativo.

O aparelhos também permite acesso via via cartão de proximidade (RFID), aplicativo para celular e ainda uma gestão avançada via plataforma web, permitindo a medição de energia consumida por cada usuário para cobrança individualizada da fatura -- recurso muito desejado por condomínios.

O equipamento também pode ser conectado a uma instalação que já possua geração de energia solar e ser instalado em grupos para atender vários usuários em condomínio ou grandes estacionamentos, tudo com controle de demanda de potência para não sobrecarregar a infraestrutura elétrica, permitindo uma recarga segura através do Smart Charging System.

Além disso, conta com proteção contra chuva e raios solares - podendo ser instalado em área descoberta - e possuí cabo do conector com 5 metros de extensão.

Vale lembrar que tanto o Bolt, quanto o Bolt EUV, os dois modelos elétricos oferecidos pela Chevrolet atualmente, já saem de fábrica com um carregador portátil, limitado a 2,2 kW. Para os consumidores que buscam por um equipamento portátil mais avançado e potente, a GM se uniu a Eletricus para oferecer uma solução inovadora: o carregador portátil Smart Chevrolet, com potência que vai até 7,4kW, entregando em média 40 km de autonomia por hora de recarga. Assim, é possível recarregar de 0 a 100% a bateria do Bolt EUV pelo período de uma noite, por exemplo.

Compatível com tomada residencial e industrial, esse acessório possui tecnologia que reconhece a qual tomada vai ser conectado e limita a potência de recarga, a fim de evitar sobrecargas.

Além disso, oferece maior velocidade de recarga sendo ideal para quem se desloca com frequência e precisa repor a autonomia do veículo de forma rápida, em locais em que não dispõem de carregador fixo de maior potência.

Tanto o carregador de parede Wall Charger Chevrolet quanto o carregador portátil Smart Charger Chevrolet possuem tecnologia de proteção à oscilação de energia e curto-circuito, a fim de evitar danos ao sistema elétrico do veículo e ao da edificação.

Atualmente, comparando o preço da energia elétrica com o de combustíveis como a gasolina e o etanol, pode-se dizer que o custo por quilômetro rodado de um carro com motor elétrico de porte intermediário é de três a quatro vezes mais barato que o de um similar equipado com motor a combustão, sem esquecer que o veículo 100% elétrico é o único zero emissões de carbono e de poluentes.

Vale destacar que os EVs da Chevrolet também são compatíveis com estações de recarga ultrarrápidas de corrente contínua (DC), geralmente encontrados em eletropostos. Com estas estações são estimados até 144 km de autonomia extra em apenas 30 minutos para o Bolt EUV, por exemplo.

Guia do Carro
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