GM inclui o Brasil no desenvolvimento de novos carros elétricos
Campo de provas e Indaiatuba e centro tecnológico de São Caetano do Sul passam a integrar desenvolvimento global de veículos 100% elétricos
A General Motors mantém a aposta na Chevrolet 100% elétrica no Brasil a partir de 2035. O presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, disse nesta quarta, 19, em São Paulo, que o campo de provas e o centro tecnológico da GM no país passam a integrar o desenvolvimento global de veículos 100% elétricos.
Trata-se de um passo importante para que a Chevrolet consiga cumprir a meta de vender apenas carros BEV (100% elétricos a bateria) também no Brasil a partir da metade da próxima década. Faltam 12 anos, o que tem levado setores da indústria a duvidar que a GM consiga tal transformação no mercado brasileiro.
“Nosso plano para a Chevrolet no Brasil é oferecer a mais abrangente linha de EVs do mercado, que irá complementar o atual portfólio da marca na região, que tem potencial de se tornar um polo para produção e exportação de tecnologias e de veículos elétricos”, disse Chamorro.
Apesar de esta ser uma decisão tomada por Detroit, Chamorro é cauteloso com as palavras e não crava que a GM vai produzir carros elétricos no Brasil a partir de 2035; fala apenas em potencial e deixa a porta aberta para uma eventual mudança de rumo.
Depois, em conversa com jornalistas, foi mais explítico e admitiu não estar muito distante a produção de modelos elétricos no país. “Queremos ser pioneiros com relação a isso”, disse, segundo o site AutoIndústria. “A produção de elétricos requer um volume mínimo que justifique investimentos e a preparação das fábricas, mas é certo que queremos ir direto para a tecnologia que consideramos a melhor.”
O presidente da GM América do Sul destaca “as condições adequadas que temos aqui, como matéria-prima para produção de baterias, engenharia qualificada, parque industrial bem desenvolvido e grande mercado consumidor em potencial”. Em seguida, fala sobre a transição: “Outra parte importante desta transição até um futuro zero emissão é tornar cada vez mais sustentáveis e eficientes nossos veículos a combustão”.
A ampla estrutura que a GM possui no Brasil com o campo de provas e o centro tecnológico vem sendo utilizada para contribuir com o desenvolvimento de determinados modelos desta futura geração de veículos globais 100% elétricos.
As principais colaborações estão relacionadas às áreas de eficiência energética e de conectividade, além de testes de certificação e homologações necessárias para customizar os EVs à legislação e às preferências de diferentes mercados.
“Estamos neste momento trabalhando em ritmo acelerado e a primeira etapa contempla três diferentes projetos globais de veículos zero emissão, todos da marca Chevrolet, que primeiro serão lançados no mercado norte-americano”, afirma Chamorro.
O campo de provas da GM em Indaiatuba tem uma área equivalente a 1.360 campos de futebol. Lá estão alocados sete laboratórios e 17 pistas de testes. Já o centro tecnológico fica em São Caetano do Sul, SP, e recebeu recentemente reforços nas áreas de pesquisa e desenvolvimento.
Próximos lançamentos
Por enquanto, o único carro elétrico da GM à venda no Brasil é o Chevrolet Bolt EV. O carro é bom, já testamos, mas, com o usuário, sentimos falta de uma rede de eletropostos da marca, que não existe. O Chevrolet Bolt EUV, que é o SUV do Bolt, foi apresentado no Lollapalooza 2023, mas ainda não teve sequer o preço divulgado.
Os dois produtos Chevrolet dessa sua futura geração de EVs que estão em fase final de desenvolvimento são o Blazer EV e o Equinox EV, já confirmados para o Brasil. Apesar de ambos serem SUVs, cada um terá proposta e características próprias para atender diferentes perfis de consumidores.
Ambos serão equipados com a tecnologia Ultium, que consiste em uma plataforma modular específica que promete melhor autonomia, maior velocidade de recarga e maior prazer de dirigir. Com esta plataforma é possível fabricar arros compactos, SUVs, superesportivos e grandes picapes.