Golf será brasileiro até 2016; VW investirá R$ 520 milhões
Fabricante ampliará unidade no Paraná para produzir a sétima geração do Golf, nas versões 1.4, 1.6 e 2.0 l
Na esteira de anúncios de montadoras no mercado brasileiro, o presidente da Volkswagen no Brasil, Thomas Schmall, anunciou à presidente Dilma Rousseff que vai investir R$ 520 milhões (170 milhões de euros) na ampliação da fábrica de São José dos Pinhais (PR) para a produção da sétima geração do Golf. Serão produzidos três versões (1.4, 1.6 e 2.0 l) com motores flex.
Com o aporte, a empresa amplia sua previsão de investimento de R$ 8,7 bilhões entre 2012 e 2016 para R$ 9,2 bilhões no mesmo período. A ampliação da unidade deverá estar concluída em até dois anos e vai aumentar a capacidade de produção da planta paranaense de 840 para 1 mil carros por dia. “O Brasil é o segundo maior mercado fora da Alemanha, já mostra o Brasil como jogador importante”, afirmou Schmall em entrevista após audiência com a presidente Dilma Rousseff.
Ele garante que o novo modelo a ser produzido no País não vai ter mais a lacuna de qualidade com as versões importadas. “Mesmo patamar de segurança, mesmo patamar de conforto. Se você comparar com alguns anos atrás, sempre houve um gap muito grande entre a tecnologia dos carros aqui e nos outros países. Mas agora fechou. O Golf aqui vai ser o mesmo dos outros países”, garantiu o executivo.
Schmall vê na nova classe média brasileira potencial para ampliação do mercado automobilístico no Brasil. Para 2018, as projeções da montadora é de produção de 5 milhões no ano. No ano passado, a Volks produziu 3,6 milhões de veículos. O presidente da Volks assegura confiança no mercado brasileiro e disse ter conversado a respeito com Dilma durante a audiência de 45 minutos. “Nenhum país está crescendo (de forma) linear. Você vai ter ajustes. Isso que está acontecendo agora, mas vai passar”, disse Schmall.
A fábrica de São José dos Pinhais foi inaugurada em 18 de janeiro de 1999 para a produção do Golf e do Audi A3. Atualmente, a linha de montagem tem apenas Fox, CrossFox, SpaceFox e o antigo Golf (chamado de geração 4,5), que segue sendo fabricado e vendido no Brasil. Até a nacionalização da nova geração do Golf, a Volkswagen segue importando o modelo, que chegou ao mercado no mês passado, a partir de R$ 67.990. Há duas semanas, a Audi anunciou a retomada da parceria entre as marcas do mesmo grupo no local, mas desta vez serão montados a nova versão sedã do A3 e o SUV Q3.