Golpe do IPVA 2023: fique atento e saiba como não ser enganado
Criminosos se aproveitam para tentar enganar os contribuintes aplicando o chamado golpe do IPVA; veja a seguir como evitar ser enganado
Os primeiros meses do ano sempre trazem uma série de impostos a serem recolhidos pelos contribuintes e, com isso, muitos golpistas tentam se aproveitar para praticar fraudes. O golpe do IPVA 2023 é uma tentativa que vem sendo usada para roubar dinheiro de pessoas que pretendem pagar o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) que, embora não seja nova, sempre acaba enganando os incautos.
Assim, a Zapay, startup de tecnologia focada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, traz algumas informações sobre esse golpe para que você saiba como se proteger dele.
Um dos métodos que os golpistas podem usar é enviar boletos falsos para as vítimas, afirmando que são para o pagamento do imposto. Esses boletos podem ser enviados por e-mail, correio ou mensagem de texto, e podem parecer legítimos, com logotipos e informações que parecem ser de um órgão oficial.
O ataque também pode começar por meio de telefonema ou de mensagem de alguém que se faz passar por funcionário do governo ou do Detran, alertando o contribuinte de que ele está atrasado no pagamento do IPVA 2023, e solicitando fazer o pagamento imediato para evitar complicações.
Em seguida, o golpista pede que a vítima forneça informações pessoais ou financeiras, ou ainda que envie dinheiro por transferência bancária ou cartão de crédito. No entanto, ao pagar o boleto falso, as vítimas estarão enviando o dinheiro diretamente para os golpistas.
É importante ficar atento e desconfiar sempre que receber boleto de um remetente desconhecido e se for contatado por alguém afirmando ser um funcionário do governo ou do departamento de trânsito.
“Se você suspeitar de qualquer coisa, não envie dinheiro ou forneça informações pessoais e, em vez disso, entre em contato com o departamento de trânsito ou o governo local para verificar a veracidade da solicitação”, orienta Victor Mahon, sócio da Zapay.
A orientação é nunca fornecer o número do cartão de crédito, senha de conta bancária e informações pessoais ou financeiras a alguém que entre em contato com você, a menos que você esteja absolutamente certo da idoneidade dessa pessoa.
Algumas mensagens remetem a páginas falsas de sites do governo. Portanto, para ter a garantia de que estará acessando o site oficial, não acesse esses links. Opte sempre por digitar, no seu próprio navegador de internet, o endereço do site que deseja acessar para ter certeza de que estará acessando o site oficial.
Vale lembrar que os boletos para pagamento do IPVA são sempre emitidos pelo site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), pelo Detran do seu Estado ou ainda pelos bancos conveniados. Fica a critério do contribuinte escolher qual a melhor forma para quitar o IPVA, à vista ou parcelado. Os débitos podem ser pagos em agências lotéricas ou por meio dos sites das instituições financeiras.
No site ou no aplicativo da Zapay também é possível consultar e pagar o IPVA de forma segura, com rapidez, e com opções de parcelamento. A Zapay é credenciada junto à Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), pela portaria Nº 750, publicada em 18 de outubro de 2018 no Diário Oficial da União, que autoriza, viabiliza e assegura a sua atuação no parcelamento de débitos veiculares em todo território nacional.