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Governo começa a discutir o futuro do carro autônomo

Apesar do assunto estar em análise desde 2017, a Câmara dos Deputados só começou a reunir o governo e especialistas este ano. Agora vai?

8 nov 2024 - 18h54
(atualizado às 18h56)
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Resumo
Projeto do carro autônomo começou a ser discutido na Câmara dos Deputados, com especialistas, sete anos após ter sido implementado. Pelo menos parece que agora vai!

"Em análise desde 2017". Na real, não mais: o tema "carro autônomo" chegou à Câmara dos Deputados há sete anos, mas só agora começou a ser discutido. Quem nos garante é o especialista Fernando Calmon, que postou sobre isso em sua página no Instagram. Você pode ler a coluna clicando aqui.

O debate foi proposto pelo deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), relator de duas propostas de lei sobre o tema. "É preciso que haja uma avaliação com a sociedade, para a segurança jurídica de fabricantes, proprietários e participantes do trânsito", explicou.

Um dos participantes, Daniel Tavares - coordenador-geral de Segurança Viária do Ministério dos Transportes - deixou claro que será preciso criar normas específicas e readequar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Ele também disse que o Brasil precisará desenvolver mecanismos para uma fase de testes, adaptar estradas e toda infraestrutura viária e outras coisas, sem deixar de citar a principal: definir quem será responsabilizado em caso de acidentes.

Mas também há quem defenda a tecnologia, considerada por muitos dos especialistas como benéfica - nesse caso, poderíamos dizer que sua implementação já estaria até "atrasada". Esse é o caso de Paulo Guimarães, CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária.

"Nossa estudo indica que 5.300 mortes poderiam ter sido evitadas, só em 2022, se toda a frota de carros fosse composta por veículos autônomos", explica.

Hoje em dia existem cinco níveis de automatização veicular de direção - ou, em outras palavras, escalas de condução autônoma. A primeira é mais básica e funciona como uma direção semiautônoma; a quinta, por exemplo, é aquela em que o carro não precisaria nem ter volante.

O mundo, hoje, funciona em um nível 2,5, já que em alguns lugares - como em alguns (poucos) estados dos Estados Unidos, já existem carros que rodam no nível 3. Hoje, aqui no Brasil, isso seria impossível pois ainda não teríamos leis para isso.

Em resumo, estamos mais longe de chegar a esse nível de discussão e definição do que outros países. Mas a boa notícia é que, agora, enfim, as discussões iniciais já começaram.

Atualmente, a indústria automotiva está em meio a outra transformação significativa com o desenvolvimento de veículos autônomos, ou seja, que não necessitam de um motorista humano
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Foto: Waymo / divulgação / Flipar
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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