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"Grazie": Uno Mille terá edição especial de despedida

Fiat confirmou o fim da produção do Uno Mille no final de dezembro e prepara uma edição especial do subcompacto popular para fazer a despedida

6 dez 2013 - 16h56
(atualizado às 17h58)
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<p>Mille será fabricado até o final do ano</p>
Mille será fabricado até o final do ano
Foto: Divulgação

A Fiat confirmou o fim da produção do Uno Mille no final de dezembro e prepara uma edição especial do subcompacto popular para fazer a despedida do mercado nacional. De acordo com o diretor comercial da fabricante no Brasil, Lelio Gomes, serão produzidas 2 mil unidades do “Grazie Mille” (Muito Obrigado, em italiano). 

A versão comemorativa deve aparecer na próxima semana, quando serão informados os equipamentos e detalhes exclusivos do modelo. Assim como a Volkswagen Kombi, o Mille chega ao final da vida por força da legislação que exigirá airbag e freios com ABS em todos os veículos fabricados no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2014.

O Uno Mille inaugurou em 1990 o segmento de populares com motor 1.0 litro e desde então sempre esteve entre os modelos mais baratos do País. Em 2010, a Fiat lançou o Novo Uno, mas manteve a produção do antigo apenas com o nome Mille. Atualmente, ele é vendido nas versões Fire (a partir de R$ 22.540) e Way (a partir de R$ 23.050), com duas ou quatro portas.

ABS e airbag

As resoluções 311 e 312 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinam a obrigatoriedade do airbag frontal duplo e o sistema antitravamento dos freios nas quatro rodas em carros novos a partir de 2014. O airbag é uma bolsa inflável macia que amortece o impacto da colisão, diminuindo as consequências do acidente para os passageiros do carro.

Já o ABS (Antilock Breaking System, "Sistema de Freio Antitravamento", em português) é um módulo instalado junto aos freios comuns. Ou seja, as peças do sistema de freios são as mesmas: pastilhas, discos, lonas, cilindro mestre... O módulo ABS, porém, age somente quando há uma freada brusca. Sensores instalados nas rodas evitam o travamento, impedindo a derrapagem. Graças a ele, o motorista tem maior controle da direção do veículo em uma emergência, uma vez que as rodas não travam e permitem a mudança de direção.

Fonte: Terra
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