Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

GWM ataca BYD com lançamento do Ora elétrico no Brasil

Guerra dos carros chineses tem novo capítulo com a estreia da marca Ora, que ataca diretamente o BYD Dolphin numa faixa de preços acessível

15 jul 2023 - 12h40
(atualizado em 14/8/2023 às 14h58)
Compartilhar
Exibir comentários
GWM Ora Funky Cat
GWM Ora Funky Cat
Foto: GWM / Guia do Carro

O público brasileiro pode se acostumar com uma nova guerra comercial: a das marcas chinesas GWM e BYD. Há poucas semanas a BYD balançou o mercado com a estreia do Dolphin elétrico abaixo de R$ 150 mil. Agora é a GWM que ataca com o lançamento do Ora Funky Cat elétrico.

Na China, entre as marcas presentes no mercado brasileiro, a GWM domina o mercado de carros a combustão e a BYD é a rainha dos carros elétricos. Mas no Brasil a GWM não quer ficar para trás. Por isso, além de importar o Haval em duas configurações híbridas (Full e Plug-in), avança também nos elétricos.

GWM Ora Funky Cat
GWM Ora Funky Cat
Foto: GWM / Guia do Carro

O carro escolhido para a estreia é o Funky Cat, mas no Brasil será apenas GWM Ora. O que é marca na China é linha de produto no Brasil. Todos os detalhes serão revelados no dia 20, em São Paulo, no Festival Interlagos.

O GWM Ora é um carro compacto com algumas semelhanças com o Mini Cooper. Por isso, até o carro inglês será afetado, apesar de ser muito mais aspiracional. Espera-se que venha na mesma faixa de preço do BYD Dolphin ou até abaixo, pois a GWM está muito agressiva comercialmente,

Além do preço, o GWM Ora elétrico deve se impor pelo alcance (400 km pelo ciclo WLTP e uns 280 km pelo PBEV). É mais do que o Mini Cooper elétrico, que roda apenas 161 km com uma carga de bateria pelo padrão brasileiro (e custa R$ 258 mil).

GWM Ora Funky Cat
GWM Ora Funky Cat
Foto: GWM / Guia do Carro

O GWM Ora mede 4,23 m de comprimento e tem 2,65 m de entre-eixos. Na China, o Ora elétrico tem versões com potência de 107 kW ou 127 kW. Como o BYD Dolphin tem apenas 70 kW de potência, o GWM já teria vantagem com o motor de 127 kW, que melhoraria o alcance.

Estamos falando de 145 ou 173 cv para o Ora e 95 cv para o Dolphin. Mas, quanto antes o consumidor brasileiro se acostumar com os valores de potência em kW é melhor, pois a bordo de um carro elétrico o motorista “pensa” em kW ou em kWh – inclusive na hora de escolher onde carregar o carro.

GWM Ora Funky Cat
GWM Ora Funky Cat
Foto: GWM / Guia do Carro

A bateria do GWM Ora deve ter entre 45 e 63 kWh de capacidade. A combinação do motor e da bateria vão determinar qual será o verdadeiro alcance do novo carro elétrico chinês. Num país como o Brasil, onde a infraestrutura de recarga rápida ainda é precária, autonomia e alcance são mais importantes do que a potência.

BYD Dolphin: saiba como é dirigir o carro elétrico chinês :
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade