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GWM cria fundo de R$ 60 milhões para financiar compra de seminovos

Novo Fundo de Investimentos da GWM pretende auxiliar fluxo de caixa das concessionárias e valorizar carros seminovos dos clientes da marca

16 jan 2025 - 12h00
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GWM cria fundo de R$ 60 milhões para financiar compra de seminovos
GWM cria fundo de R$ 60 milhões para financiar compra de seminovos
Foto: GWM/Divulgação

A GWM anunciou nesta semana a criação de um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FDIC) para a compra de veículos usados. A medida, inédita entre montadoras no Brasil, vai disponibilizar inicialmente R$ 60 milhões para sua rede de concessionárias. A medida é estruturada pelo Banco Alfa e gerido pela startup Kanastra.

O FDIC criado pela GWM Brasil funcionará como um facilitador entre a montadora e suas atuais 100 concessionárias, incentivando a compra de veículos seminovos que entram como troca durante a venda de um GWM zero km. Além disso, a medida também vai otimizar o fluxo de caixa das lojas, facilitando o giro de estoque dos carros usados.

Linhas GWM Haval H6 e Ora 03
Linhas GWM Haval H6 e Ora 03
Foto: GWM/Divulgação

A operação funciona de forma integrada. O comprador de um carro zero km pode utilizar o seu veículo usado como parte do pagamento, o que gera um débito correspondente ao modelo que precisa ser quitado. Já a concessionária utiliza o fundo de crédito para financiar este débito, sem comprometer recursos próprios. 

A concessionária, então, tem um prazo de até três meses para vender o carro usado, e também pode avaliar melhor o carro seminovo do cliente na hora da compra de um zero km. “Essa abordagem não só facilita a vida do cliente que quer vender seu usado para a concessionária como ainda oferece uma vantagem competitiva significativa para nossos parceiros”, destaca Fernando Bianchi, Gerente de Desenvolvimento de Rede de Concessionárias da GWM.

Linhas GWM Haval H6 e Ora 03
Linhas GWM Haval H6 e Ora 03
Foto: GWM/Divulgação

De acordo com a GWM, o FDIC pode chegar aos R$ 500 milhões e estará disponível para todas as concessionárias da marca, oferecendo um crédito médio superior a R$ 2 milhões para cada um dos 28 grupos que gerenciam as atuais lojas, equivalente a um valor médio de R$ 100 mil por concessionária.

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