GWM cria fundo de R$ 60 milhões para financiar compra de seminovos
Novo Fundo de Investimentos da GWM pretende auxiliar fluxo de caixa das concessionárias e valorizar carros seminovos dos clientes da marca
A GWM anunciou nesta semana a criação de um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FDIC) para a compra de veículos usados. A medida, inédita entre montadoras no Brasil, vai disponibilizar inicialmente R$ 60 milhões para sua rede de concessionárias. A medida é estruturada pelo Banco Alfa e gerido pela startup Kanastra.
O FDIC criado pela GWM Brasil funcionará como um facilitador entre a montadora e suas atuais 100 concessionárias, incentivando a compra de veículos seminovos que entram como troca durante a venda de um GWM zero km. Além disso, a medida também vai otimizar o fluxo de caixa das lojas, facilitando o giro de estoque dos carros usados.
A operação funciona de forma integrada. O comprador de um carro zero km pode utilizar o seu veículo usado como parte do pagamento, o que gera um débito correspondente ao modelo que precisa ser quitado. Já a concessionária utiliza o fundo de crédito para financiar este débito, sem comprometer recursos próprios.
A concessionária, então, tem um prazo de até três meses para vender o carro usado, e também pode avaliar melhor o carro seminovo do cliente na hora da compra de um zero km. “Essa abordagem não só facilita a vida do cliente que quer vender seu usado para a concessionária como ainda oferece uma vantagem competitiva significativa para nossos parceiros”, destaca Fernando Bianchi, Gerente de Desenvolvimento de Rede de Concessionárias da GWM.
De acordo com a GWM, o FDIC pode chegar aos R$ 500 milhões e estará disponível para todas as concessionárias da marca, oferecendo um crédito médio superior a R$ 2 milhões para cada um dos 28 grupos que gerenciam as atuais lojas, equivalente a um valor médio de R$ 100 mil por concessionária.