GWM estreia no Brasil e quer lançar 10 carros até 2025
Ainda desconhecida no Brasil, chinesa Great Wall Motors vai estrear em 2023 com o Haval H6, um SUV híbrido com até 393 cv
A GWM (Great Wall Motors) tem planos ambiciosos para o Brasil. Depois de anunciar que terá 50 concessionárias no país já em 2023, a montadora chinesa realizou o seu lançamento como marca no mercado brasileiro nesta quarta-feira, 23. Além disso, a GWM Brasil também revelou o seu primeiro modelo que será vendido localmente, o Haval H6. Nós do Guia do Carro tivemos a oportunidade de dirigir uma unidade pré-teste do SUV, que você verá em breve por aqui.
Com lançamento previsto para o primeiro semestre do ano que vem, o Haval H6 será o primeiro de 10 lançamentos que a GWM pretende fazer no Brasil até 2025. Por aqui, a marca terá as linhas Poer (picapes), Haval (SUVs urbanos) e Tank (SUVs off-road de luxo). A princípio, o novo Haval H6 virá importado da China. O primeiro produto nacional da GWM será uma picape híbrida flex da linha Poer. Ela será produzida em Iracemápolis (SP) e tem estreia prevista para 2024. Por enquanto, a montadora ainda não comenta oficialmente sobre outros modelos além da dupla.
Ainda sem revelar muitos detalhes técnicos do Haval H6, a GWM Brasil adiantou que o SUV terá versões híbridas plug-in com até 393 cv e autonomia 100% elétrica de até 170 km. Futuramente, a marca chinesa ainda trabalha para a chegada de versões menos potentes, mas com maior autonomia. No caso da opção topo de linha, o conjunto híbrido é formado por um motor 1.5 turbo e dois motores elétricos – um em cada eixo. A tração é integral nas quatro rodas.
Durante uma apresentação feita à imprensa, a GWM também destacou que o SUV terá custos por km rodado e índices de emissão de poluentes mais baixos que os dos principais concorrentes. Ainda de acordo com a marca, o consumo médio será de 28,7 km/l na cidade e 25,3 km/l na estrada. Em relação ao preço, a montadora ainda faz mistério, mas adianta que o Haval H6 vai mirar diretamente nas versões topo de linha de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
Assim, podemos esperar valores acima de R$ 200 mil. Apesar de vir importado da China, o novo Haval H6 terá algumas mudanças para chegar ao Brasil. Dentre elas, estão novos bagdes de logotipos e as rodas de liga-leve de 19’’, além de ajustes específicos de direção, suspensão e a tradução dos sistemas eletrônicos do carro, que terão suporte a comandos de voz em português.
Além do anúncio do novo Haval H6, a GWM Brasil também falou sobre as suas futuras concessionárias, que a marca chama de House of Tomorrow. Com planos de abrir até 133 pontos de venda até 2024 – 50 deles somente no primeiro semestre de 2023, a empresa pretende integrar os setores de venda e de pós-venda ao apostar em um conceito tecnológico e interativo para suas lojas, que terão veículos eletrificados das linhas Poer, Tank e Haval.
Dentre as novidades do novo conceito da GWM, estão a possibilidade de adquirir – ou optar por uma assinatura – um carro nas lojas físicas, ou por meio do site e do aplicativo oficial da marca. O cliente ainda contará com a comodidade de receber ou retirar o carro em casa ou em qualquer endereço desejado no Brasil.