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GWM quer produzir Haval H6 e mais 7 modelos no Brasil

Com previsão de inauguração até maio deste ano, a fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) também vai produzir a nova picape média híbrida Poer

25 jan 2024 - 07h00
(atualizado em 30/1/2024 às 11h16)
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GWM Haval H6 GT
GWM Haval H6 GT
Foto: GWM / Guia do Carro

A GWM tem planos ambiciosos para o Brasil. A marca chinesa revelou nesta semana que vai produzir ao menos oito carros em sua fábrica de Iracemápolis (SP). Esse número é o dobro do previsto anteriormente, e inclui o Haval H6, que vendeu 10.704 unidades no país em 2023.

Com inauguração prevista para o dia 1° de maio, a unidade fabril terá a produção iniciada com o Haval H6. No mercado brasileiro, o SUV está disponível em versões híbridas – convencional ou plug-in – em uma faixa de preços entre R$ 214.000 e R$ 315.000, além das opções de tração dianteira ou integral e com até 393 cv.

Picape da GWM vai ser nacional e terá motorização híbrida flex
Picape da GWM vai ser nacional e terá motorização híbrida flex
Foto: GWM / Divulgação

Dentre os modelos que serão produzidos inicialmente, também estão a picape média híbrida Poer e possivelmente o Haval H4, um SUV de porte menor que o H6 que é vendido na China em versões híbridas – plug-in ou não – com o mesmo conjunto do irmão maior, que é formado por um 1.5 turbo e um motor elétrico, que oferecem até 243 cv combinados.

GWM Haval H4 tem porte de Toyota Corolla Cross
GWM Haval H4 tem porte de Toyota Corolla Cross
Foto: GWM/Divulgação

Inicialmente, a produção da picape faria a estreia da fábrica. No entanto, o sucesso de vendas do Haval H6 e o retorno dos impostos de importação para veículos híbridos e elétricos a partir de 2024 fez com que a GWM apressasse os planos de produzir o SUV localmente. Outro fator que teria contribuído foi o programa de incentivos "Mobilidade Verde e Inovação" (Mover).

Oswaldo Ramos, da GWM
Oswaldo Ramos, da GWM
Foto: GWM / Guia do Carro

"Estamos concluindo os estudos. O Mover nos dá benefícios para veículos híbridos flex ou a biocombustível e estamos nos debruçando nas novas regras para anunciarmos os novos recursos", afirmou o diretor operacional da GWM, Oswaldo Ramos, ao Automotive Business. Até 2032, a GWM vai investir ao menos R$ 10 bilhões no Brasil. 

Com o aumento no número de modelos que a GWM pretende produzir no Brasil, é possível apostar na fabricação local de alguns modelos elétricos da linha Ora e até mesmo de SUVs da linha Tank, que têm apelo off-road e que ainda não estão disponíveis no Brasil. Ao todo, a GWM fará 10 lançamentos até 2025 no país, incluindo novos modelos e versões.

Fonte: Automotive Business.

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