GWM vai lançar seu elétrico acessível no Brasil em breve
GWM vai lançar o modelo Ora para rivalizar com o BYD Dolphin; apresentação deve ocorrer ainda em julho, em São Paulo
A boa recepção do público ao BYD Dolphin, compacto elétrico que chegou com preço atraente - ainda que promocional (R$ 149.800 com carregador wallbox incluído), está fazendo a concorrência se mexer, e a GWM (Great Wall Motors) prepara a chegada do seu representante no segmento para os próximos dias.
Trata-se do Ora, um compacto com dimensões ligeiramente maiores às do modelo da BYD, mas que deve concorrer diretamente com ele. Enquanto o Dolphin possui 4,12 m de comprimento, 1,77 m de largura, e 1,57 m de altura, o GWM Ora tem 4,23 m,1,82 m e 1,60 m para as mesmas medidas. Mas é no entre-eixos que o BYD leva vantagem (2,70 m contra 2,65 m).
Com visual moderno, que exibe elementos que remetem a modelos da Porsche, o GWM Ora chama a atenção, embora o seu principal destaque estético seja a traseira, principalmente as lanternas, que ladeiam o vidro traseiro, formando um conjunto inovador. Detalhe: na Europa, o modelo possui uma versão GT, com visual mais jovial, que pode ser a escolhida para o Brasil, mas que deve custar mais caro.
Em termos de conjunto motriz, o Ora possui, na Europa, duas opções. A primeira, com bateria de 300 kW, tem autonomia para 310 km, enquanto a segunda, com bateria de 400 kW, pode rodar até 420 km – de acordo com o padrão WLTP usado no Velho Continente.
Já o motor pode entregar 171 cv, o que permite ao Ora acelerar de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e chegar a 160 km/h de velocidade máxima, segundo a fabricante.
Segundo a empresa, a recarga (de 0 a 100%) em corrente alternada, usando aparelhos de 11 kW, pode ser feita em 5h30 (bateria de 300 kW) e 6h30 (400 kW). Já com um carregador rápido de 80 kW, a operação (de 0 a 80% da carga) é realizada em 45 minutos e 55 minutos, para os mesmos modelos, respectivamente.
Na cabine, o GWM Ora conta com central multimídia com tela de 10,25”, além de outra, com as mesmas dimensões, que funciona como quadro de instrumentos digital. A central é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, tem comandos por voz, portas USB para os ocupantes dos bancos dianteiros e traseiros, seis alto-falantes, teto panorâmico, entre outros itens.
Até o momento, não temos confirmação sobre o preço do modelo, nem sobre as versões que estarão disponíveis no Brasil. Mas a expectativa é que o GWM Ora não custe muito mais que R$ 150 mil, para ser competitivo no mercado nacional.