GWM vai vender utilitários leves e pesados a hidrogênio no Brasil
Great Wall Motor faz anúncio importante no Festival Interlagos 2024 e também lança série especial do Ora 03 GT elétrico
A montadora chinesa GWM fez um importante anúncio na manhã desta quinta-feira, 8, no Festival Interlagos 2024, em São Paulo. Ainda este ano a Great Wall Motor vai detalhar os planos de venda de veículos utilitários a hidrogênio no Brasil. Os testes começarão no início de 2025.
Os veículos a hidrogênio da GWM utilizam motor elétrico e célula de combustível de hidrogênio, que permite rápido abastecimento e grande alcance. Inicialmente, os chineses investirão em utilitários leves do tipo VUC (urbanos) e em caminhões rodoviários pesados.
O projeto foi feito pela FTXT, subisidiária da GWM que o Guia do Carro conheceu recentemente na China, e está em fase de mapeamento de parceiros. Atualmente a GWM tem 72 concessionários e previsão de 100 pontos de venda até o fim do ano.
A montadora chinesa informou que, apesar dos atrasos, sua fábrica de Iracemápolis (SP) começa a produzir o Haval H6 híbrido no primeiro semestre de 2025. O atraso ocorreu em função da mudança de regras para carros híbridos e elétricos. Junto com a fabricação nacional, a GWM terá um centro de pesquisa e desenvolvimento.
Aproveitando o formato do Festival Interlagos 2024, a GWM apresentou a série especial Ora 03 GT Approve, limitada em 200 unidades e feita em colaboração com a marca de roupas Approve.
A versão especial do hatchback elétrico traz pintura cinza Zenith fosca, logotipos Approve na lateral, interior e traseira. O interior tem acabamento nas cores preta e vermelha. Os compradores também ganharão cinco peças de roupa da coleção exclusiva da GWM + Approve.
O Ora 03 GT Aprove custa R$ 189.000 e tem a mesma motorização e itens de série do Ora 03 GT, com bateria de maior alcance.
Novas marcas da GWM
O SUV Wey 07 será o primeiro modelo da linha de luxo. O carro tem porte grande e design moderno, minimalista, com acabamento bem luxuoso em madeira e couro, além de painel digital integrado à central multimídia em uma única moldura.
O Wey 07, tem motorização híbrida plug-in de 517 cv e 933 Nm e capacidade para até 6 pessoas. A previsão de lançamento é para o segundo semestre de 2025.
Já a linha Tank chegará com o modelo Tank 300, que traz design robusto e quadradão. O SUV “raiz” tem tração 4x4, bloqueio do diferencial dianteiro e traseiro e suspensão preparada para off-road. Já dirigimos na China.
O Tank 300 tem motor 2.0 PHEV de 408 cv e 700 Nm, com câmbio automático de 9 marchas. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, embora não tenha característica esportiva voltada para a velocidade.
Segundo a GWM, o modelo está em fase de homologação no Brasil. O Tank 300 começa a ser vendido no primeiro semestre de 2025.