Harley-Davidson é a marca mais amada entre veículos
O índice de relação emocional com o consumidor é feito com base em oito tipos de sentimentos em relação a marcas
A Harley-Davidson é a marca do setor automotivo com maior ligação emocional com os consumidores, segundo ranking da consultoria APCO Worldwide. A fabricante de motocicletas que comemorou neste ano seu aniversário de 110 anos aparece em 29º lugar, com índice de 69,7 pontos.
Além da Harley-Davidson, apenas outras três montadoras de veículos entraram para o Top 100 da lista: Toyota (67º), Volkswagen (89º) e Nissan (98º). Curiosamente, as marcas de pneus Michelin e Bridgestone têm ligação mais forte com os clientes do que as montadoras de automóveis, ocupando o 53º e 66º lugares, respectivamente.
O ranking das companhias “mais amadas” no mundo é liderada em 2013 pela Walt Disney Company, seguida de perto pelas empresas de tecnologia Yahoo! e Google. O índice de relação emocional com o consumidor é feito com base em oito tipos de sentimentos em relação a marcas: compreensão, capacidade de aproximação, relevância, admiração, curiosidade, identificação, qualificação e orgulho.
Para chegar ao ranking com as 100 empresas mais amadas, as pesquisas são feitas com cerca de 70 mil pessoas, em 15 mercados diferentes pelo mundo. “As melhores marcas são aquelas que constróem ligações fortes e duráveis com os consumidores”, afirmou Bryan Dumont, presidente da APCO Insight.