Hatches em 2024: as vendas de 20 modelos, do Polo ao Civic Type-R
Apesar de o Volkswagen Polo ter sido bicampeão do segmento, a dupla Argo e Mobi, da Fiat, conseguiu soma maior de vendas
Sob o ponto de vista de um modelo, o Volkswagen Polo foi o grande bicampeão do segmento Hatchback em 2024, com mais de 40 mil vendas sobre o vice-campeão. Foi um verdadeiro banho nos rivais Chevrolet Onix e Hyundai HB20, que chegaram em segundo e terceiro lugares.
Mas, sob o ponto de vista do negócio, a Fiat também pode comemorar, pois sua dupla de hatches, Argo (compacto) e Mobi (subcompacto), conseguiu um volume de vendas superior ao do Polo. Foram 91,1 mil vendas para o Argo e 67,4 mil para o Mobi, totalizando 158,5 mil emplacamentos. O Polo, sozinho, fez 140,2 mil.
A bem da verdade o Polo não é um carro só. Existem alguns diferenças construtivas entre a família que nasceu do Polo Track e a nova geração do Povo, que é mais sofisticado e, por isso, recebe os melhores equipamentos. Porém, o maior volume de vendas vem do Polo Track, que ocupa o lugar do antigo Volkswagen Gol, especialmente nas vendas diretas, em lote.
A decepção do ano foi o Chevrolet Onix, que não conseguir alcançar a marca de 100 mil unidades, como no ano passado. Por isso, a disputa entre Onix e HB20 foi bastante apertada este ano. O Hyundai chegou a ter momentos de brilho, liderando especialmente nas primeiras semanas de cada mês.
Fora do top 5, mas num bom sexto lugar, o Renault Kwid também se destacou e fechou 2024 com 57,2 mil vendas. Isso porque na reta final do ano a Renault jogou pesado nas vendas diretas. Teve mês em que o Kwid conseguiu quase 94% de seus emplacamentos nessa modalidade, que é muito usada por locadoras.
O Toyota Yaris, que está saindo do mercado para dar lugar ao inédito Yaris Cross, conseguiu se sustentar à frente do BYD Dolphin Mini, que aparece como o primeiro carro elétrico do segmento – e também o número 1 do país, por ser o mais barato. Porém, os dois ficaram cerca de 30 mil vendas abaixo do Yaris.
O Citroën C3, que ganhou a versão You Turbo, também decepcionou, terminando com 21 mil vendas e apenas em nono lugar. Idem para seu compatriota francês, o Peugeot 208, que é produzido na Argentina e enfrentou problemas de abastecimento no Brasil.
Honda City e BYD Dolphin – duas propostas asiáticas bem distintas, uma a combustão e aspirada; outra elétrica – também tiveram um ano discreto comercialmente. No final da temporada o Honda City Hatchback ganhou uma reestilização e ficou ainda melhor do que já era.
Outro elétrico, o Ora 03, da GWM, também foi prejudicado pelo encarecimento das taxas de importação e fez 6,3 mil vendas no ano, embora tenha potencial para muito mais. E o Renault Sandero, que se tornou o carro mais vendido da Europa, com uma nova geração, ficou somente em 14º lugar, com um modelo envelhecido e sem futuro.
Depois disso aparecem somente carros importados e/ou muito caros, como o Honda Civic Type-R e o Toyota Corolla GR, ambos com preço acima de R$ 400 mil. Pelo valor, as 104 vendas do Honda Type-R são até surpreendentes. Veja abaixo o ranking dos 20 hatches, segundo a Fenabrave.
1º VOLKWAGEN POLO - 140.177
2º CHEVROLET ONIX - 97.503
3º HYUNDAI HB20 - 97.079
4º FIAT ARGO - 91.139
5º FIAT MOBI - 67.382
6º RENAULT KWID - 57.241
7º TOYOTA YARIS HB - 25.964
8º BYD DOLPHIN MINI - 21.946
9º CITROËN C3 - 21.080
10º PEUGEOT 208 - 17.709
11º HONDA CITY HATCH - 15.473
12º BYD DOLPHIN - 15.201
13º GWM ORA 03 - 6.326
14º RENAULT SANDERO - 4.631
15º AUDI A3 - 346
16º CHEVROLET CRUZE HB - 179
17º HONDA CIVIC TYPE-R - 104
18º NISSAN LEAF - 63
19º TOYOTA COROLLA GR - 60
20º MERCEDES CLASSE A - 59