Haval H6 Híbrido arrasa na potência, mas não é econômico
Já dirigimos na estrada o Haval H6 Premium HEV, da chinesa GWM, que chega de surpresa com potência de sobra e preço competitivo
O Haval H6 Premium HEV foi a boa surpresa guardada pela chinesa GWM na apresentação oficial de sua linha completa de veículos. Até então, ninguém sabia que o Haval H6 teria também uma versão HEV (híbrido completo), pois toda a comunicação havia sido feita em cima do Haval H6 PHEV (plug-in) e do Haval H6 GT (esportivo).
Tivemos a oportunidade de dirigir o Haval H6 Híbrido num trecho de estrada dupla de 30 km, na região de Iracemápolis, SP, onde fica a fábrica que a Great Wall Motor adquiriu da Mercedes-Benz, em 2021.
A primeira coisa a dizer é que o Haval H6 HEV é um híbrido completo, ou seja, tem dois motores dianteiros que podem atuar juntos ou separadamente e, em baixas velocidades, é capaz de oferecer tração exclusivamente elétrica. Nesse ponto, ele é igual ao Toyota Corolla Cross Hybrid (que tem três motores).
A tecnologia do Haval H6 HEV é superior à de dois modelos da Caoa Chery, o Tiggo 5x Hybrid e o Tiggo 7 Hybrid, que são híbridos leves. Da mesma forma, ele está acima do Kia Stonic e do Kia Sportage, que também são híbridos leves. Por ter uma tecnologia mais complexa, é normal que o Haval H6 seja mais caro.
De cara, o SUV chinês coloca o Corolla Cross em xeque por oferecer potência muito superior. São 243 cavalos contra apenas 122. Portanto, a GWM conseguiu ir no “Calcanhar de Aquiles” do Toyota híbrido: a potência limitada.
No caso do Haval H6, o motor a combustão é 1.6 turbo a gasolina com injeção direta. No caso do Corolla Cross, o motor 1.8 aspirado trabalha com dois motores elétricos. A GWM não detalhou a potência do motor elétrico e divulgou somente a potência combinada, que é de 243 cv. O torque combinado é de 530 Nm.
O carro tem bom aspecto visual, é grande (4,683 m), alto, com 181 mm de vão livre do solo e bastante espaçoso. A posição de dirigir é boa e o volante de direção tem ajuste de altura e profundidade. O ajuste, aliás, é bem pesado, como pesada é a tampa do porta-malas e mais pesado ainda é o capô.
O SUV chinês pesa 1.699 kg na versão Premium HEV. Com apenas 7 kg/cv na relação peso/potência, o Haval H6 Híbrido tem arrancadas vigorosas e retomadas de velocidade muito boas. Especialmente quando o motor já está um pouco cheio, as reacelerações lembram as de um carro totalmente elétrico.
Segundo a GWM, o Haval H6 HEV acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos. A velocidade máxima é de 175 km/h. É um sistema que lembra o do novo Honda Civic Híbrido em termos de desempenho.
Rodando em velocidade, as suspensões deixam alguma dúvida sobre o equilíbrio do carro, pois ele tem um comportamento um tanto solto. Infelizmente, no trecho de estrada que pegamos não foi possível avaliar a suspensão em curvas um pouco fechadas com velocidade. O que notamos foi um ajuste bastante macio da suspensão, que é independente nas quatro rodas.
Fizemos uma simulação de frenagem em pânico e pudemos comprovar a eficiência dos freios (a disco nas quatro rodas) em termos de distância, porém o carro fez um forte desvio de trajetória para a esquerda no momento da frenagem. Nesse ponto, ele está atrás dos SUVs da Caoa Chery, que ajustaram bem as suspensões para o Brasil.
O rodar é macio e confortável. O carro tem uma lista enorme de itens de segurança, conectividade e conveniência. Tudo que pode ser digital é. Até em excesso. O ajuste do ar-condicionado, por exemplo, só pode ser feito pela tela multimídia de 12,3”, mas, se o motorista estiver usando o Waze é preciso sair do aplicativo para ajustar a temperatura ambiente.
Uma tela menor atrás do volante mostra o painel totalmente digital de 10,25”. Ele tem um design bonito e um computador de bordo super completo, mas os números são muito pequenos. É impossível ler a média de consumo, por exemplo, sem tirar a atenção da estrada. Isso seguramente é um ponto que a GWM pode melhorar numa atualização do Haval H6.
Em contrapartida o carro também oferece o Head Up Display de 9” no parabrisa com várias informações, como velocidade, direção do navegador e outros itens. Há uma infinidade de informações à disposição do motorista nos três visores, entre elas o fluxo do sistema e-traction.
Aliás, o Haval H6 HEV não tem conta-giros, mas sim um marcador da porcentagem de energia usada nas acelerações. Nesse ponto, o carro lembra um modelo elétrico. É questão também de se acostumar com os comandos.
O maior pênalti do Haval H6 Premium HEV é o consumo, que não é exatamente baixo se considerarmos que estamos falando de um carro híbrido completo. Segundo o Inmetro, o H6 Híbrido faz 13,8 km/l de gasolina na cidade e 12 km/l na estrada. Só para comparar, o Corolla Cross Hybrid faz 17,8 km/l na cidade e 14,8 na estrada.
Óbvio que a potência exemplar, nesse caso, pesou contra o carro chinês. A questão é saber se quem compra um carro híbrido o faz por buscar potência ou por buscar economia. De qualquer forma, a primeira impressão que tivemos do Haval H6 HEV foi positiva. O carro tem pontos a melhorar, mas é competitivo com o preço de R$ 209.000.
Ficha Técnica
Motor: 1.5 turbo a gasolina + 1 motor elétrico
Potência combinada: 243 cv
Torque combinado: 530 Nm
Câmbio: 2 marchas
Tração: dianteira
Suspensão: independente
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Direção: elétrica
Comprimento: 4,683 m
Largura: 1,886 m
Altura: 1,730 m
Entre-eixos: 2,738 m
Vão livre: 181 mm
Pneus: 225/55 R19 (Hankook)
Peso: 1.699 kg
Porta-malas: 560 litros (até o teto)
Tanque: 60 litros
0 a 100 km/h: 7s9
Velocidade máxima: 175 km/h
Bateria: 1,6 kWh
Km/l na cidade: 13,8
Km/l na estrada: 12,0
Emissão de CO2: n/d