Haval H6 híbrido terá autonomia elétrica de 200 km
Previsto para estrear no Brasil até o fim deste ano, novo SUV Haval H6 será sempre híbrido e vai rodar até 200 km em modo 100% elétrico
A chinesa Great Wall Motors tem planos ambiciosos para o Brasil. A montadora chinesa apresentou nesta terça-feira (21) sua nova tecnologia híbrida, que chegará ao país com o SUV Haval H6 até o fim deste ano. Batizado de DHT (Dedicated Hybrid Technology), o sistema eletrificado da GWM terá opções híbridas e híbridas plug-in com 1 ou dois motores elétricos e promete autonomia 100% elétrica de até 200 km.
“Enquanto em um veículo híbrido convencional o motor elétrico serve apenas como suporte ao motor a combustão, no sistema DHT GWM é a motorização elétrica que é o personagem principal, deixado o motor a combustão apenas como apoio quando for necessário”, explica Oswaldo Ramos, Chief Commercial Officer da GWM Brasil.
De acordo com a Great Wall, o Brasil será o primeiro país a receber a nova tecnologia híbrida da montadora. São pelo menos três variações de motorização: a primeira delas será uma versão híbrida formada por um motor 1.5 turbo a gasolina associado a um motor elétrico. Ela terá potência entre 243 cv e 393 cv e torque entre 530 Nm e 570 Nm, sempre com tração dianteira.
Logo acima, há uma opção híbrida plug-in com o mesmo conjunto e com os mesmos números de potência e torque, com o adicional de um alcance de até 200 km em modo de condução 100% elétrico. Fechando as opções, a montadora chinesa também terá uma versão híbrida plug-in de alto desempenho (PHEV P4), que terá dois motores elétricos e tração integral, com autonomia de até 180 km em modo 100% elétrico.
Nesse caso, a potência ficará entre 393 cv e 483 cv, com 762 Nm de torque e aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 5 segundos. Em todas as versões, a transmissão conta com apenas duas marchas: uma para médias velocidades e outra em condições mais rápidas. Para as baixas velocidades, o sistema privilegia a condução com a motorização elétrica, que também pode atuar em algumas situações de médias velocidades.
Batizada de Dual Motor, a dupla motorização elétrica tem três funções nesse sistema: transmitir o movimento diretamente para as rodas, recarregar a bateria do conjunto híbrido e, em condições de alta demanda de torque, auxiliar o motor a combustão gerando torque adicional. O novo sistema híbrido conta com modos de funcionamento elétrico, híbrido (elétrico e a combustão em conjunto) e regenerativo, que recupera energia para a bateria.
A nova tecnologia é compatível apenas com os carros da plataforma LMN, como o Haval H6. Ele será o primeiro lançamento da GWM no mercado brasileiro. Ainda em fase de testes, o SUV chegará ao país ainda este ano, já com uma reestilização visual – que ainda vai estrear na China. De acordo com a GWM, a eletrificação será um dos diferenciais da marca no país, que não vai atuar em uma faixa de preços premium.
De acordo com o Chief Commercial Officer (CCO) da Great Wall Motors, Oswaldo Ramos, a montadora vai apostar na faixa de preços próxima a de modelos das marcas Jeep, Volkswagen, Toyota e Mitsubishi. Inicialmente, o Haval H6 chegará importado da China, mas deverá ser produzido no país nos próximos anos – já com motorização híbrida flex. Além dele, a marca também estuda trazer modelos das marcas Ora (elétricos) e Poer (picapes) ao Brasil nos próximos anos.
Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a Great Wall vai investir mais de R$ 10 bilhões no Brasil nos próximos 10 anos para dar início à fabricação e comercialização de SUVs e picapes 100% elétricos. A produção dos veículos será feita na sua fábrica em Iracemápolis (SP), com previsão de atingir uma capacidade instalada de 100 mil veículos por ano e gerar 2.000 empregos diretos até 2025.
Também estão previstos investimentos em infraestrutura de recargas elétricas, com a instalação de pelo menos 100 pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos no estado de São Paulo até o fim de 2023. A futura rede de recarga da GWM será montada principalmente nos pontos de venda e serviços da marca, além de estabelecimentos comerciais de grande circulação, como estacionamentos, shoppings e supermercados.