Haval H6 PHEV19: já dirigimos a nova versão de R$ 229 mil
Primeiras impressões: novo Haval H6 PHEV19, da GWM, é híbrido plug-in de 326 cv, vai de 0 a 100 km/h em 7,6s e ainda custa R$ 40 mil a menos
A GWM quer crescer ainda mais no Brasil. Até por isso, a marca chinesa acaba de apresentar uma nova versão do seu modelo mais vendido no Brasil, o SUV Haval H6. Lançado há uma semana, o novo GWM Haval H6 PHEV19 estreia como o híbrido plug-in mais barato do mercado brasileiro, e o Guia do Carro já teve a oportunidade de testá-lo nas ruas de São Paulo (SP).
Posicionada entre o H6 HEV2 e o H6 PHEV34, a nova versão PHEV19 troca a bateria de 34 kWh da versão mais cara por uma de 19 kWh. Ela também perdeu o propulsor elétrico traseiro, e traz apenas um motor elétrico dianteiro associado ao 1.5 turbo a gasolina. Juntos, eles oferecem 326 cv de potência e 530 Nm de torque combinados. A tração é dianteira, enquanto na PHEV34 é integral.
Ao volante, a nova versão lembra bastante o comportamento do Haval H6 PHEV34, já que aspectos como a suspensão, direção e freios são comuns entre os modelos. Por falar em suspensão, ela filtra bem os impactos e imperfeições da pista, e teve uma evolução notória desde o nosso primeiro contato com o Haval H6 ainda em unidades pré-série, no fim de 2022.
De acordo com a GWM, o conjunto ainda deve passar por alguns ajustes pontuais até a produção local do Haval H6, que será o primeiro carro da marca feito no Brasil, a partir de 2025. Já a direção elétrica poderia ser um pouco mais direta em algumas situações, o que leva o sistema de permanência em faixa a corrigir de forma um pouco invasiva a trajetória em alguns modos de assistência ao condutor.
Por outro lado, a direção tem como ponto positivo a leveza em situações de manobra, o que pode ajudar a conduzir e estacionar o Haval H6 em determinadas vias ou locais. Para quem já teve contato com a versão mais potente, a potência menor é percebida de forma mais fácil, pois são 67 cv a menos.
No entanto, a experiência não é negativa. A sensação de fato é que há potência de sobra para o porte do carro em praticamente todas as situações, seja de retomada ou de aceleração, apesar do trânsito das vias expressas da capital paulista não ter colaborado muito para uma condução mais dinâmica em alguns trechos.
De acordo com a GWM, o novo Haval H6 PHEV19 vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, 2,7 segundos a mais do que a versão PHEV34, que oferece 393 cv e custa R$ 279 mil. Já a autonomia elétrica da nova configuração PHEV19 é de 74 km já no ciclo Inmetro. Também é possível recarregar a bateria de 30 a 80% de forma rápida, o que leva apenas 28 minutos.
Portanto, é possível utilizar o modelo quase como um SUV elétrico, já que o motor a combustão entra em funcionamento apenas quando necessário ou ao selecionar o modo de condução híbrido. Outra função interessante é a Vehicle to Load, que permite utilizar a energia da bateria para recarregar ou ligar dispositivos eletrônicos, eletrodomésticos e até mesmo um imóvel por algumas horas.
Visualmente, a nova versão não traz mudanças significativas em relação às demais. A linha 2025 do Haval H6 ganhou novas rodas de 19" com acabamento diamantado, e passou a oferecer teto solar panorâmico em todas as versões como item de série. De acordo com a GWM, a procura pelo item era tão grande que não fazia sentido trazer unidades sem ele para o Brasil.
E por fora, é só. Já por dentro, as mudanças são um pouco mais visíveis. O acabamento na versão PHEV19 ganhou novos detalhes em tom de cobre, assim como uma combinação em tons preto e off-white, o que deixou o interior com um aspecto levemente mais refinado. De resto, todas as funções e recursos são os mesmos das demais versões do Haval H6.
Dentre os equipamentos de série, estão o controle remoto do veículo pelo celular, multimídia de 12,3" com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, comandos por voz em português, ar dual zone, bancos dianteiros elétricos com ventilação, seis airbags e porta-malas com abertura elétrica por sensor de presença, além de itens de condução semiautônoma nível 2+.
A partir deste ano, as versões passam a trazer uma nova nomenclatura baseada na capacidade energética da bateria. Portanto, a versão de entrada – que conta com um sistema híbrido convencional – passa a se chamar HEV2, seguida pelas opções PHEV19 e PHEV34. Já a variante GT, que tem apelo esportivo e carroceria cupê, seguirá com o mesmo sobrenome.
Em nosso breve contato com o novo GWM Haval H6 PHEV19, foi possível perceber que a marca chinesa aposta no custo-benefício do modelo ao equipá-lo com um sistema híbrido plug-in semelhante ao da versão topo de linha, mas custando R$ 40 mil a menos – ou R$ 50 mil, considerando o preço promocional de R$ 229.000 válido até o dia 21 de junho. Depois disso, ele será vendido por R$ 239.000.
A decisão de oferecer uma opção mais tecnológica e eficiente por um preço mais baixo, ainda que haja algumas perdas importantes, parece ser acertada para brigar diretamente com o BYD Song Plus, que custa R$ 239.800 e já teve 8.128 unidades vendidas até maio deste ano – o Haval H6 teve 6.890 emplacamentos no mesmo período.