Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

HB20 tem a pior venda de sua história e perde valor; Hyundai explica o porquê

Quarto carro mais vendido do Brasil no ano passado, Hyundai HB20 afunda no mercado, mas a montadora coreana diz que logo haverá recuperação

26 fev 2025 - 07h04
(atualizado às 13h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Hyundai HB20: vendas muito baixas e fora do padrão no começo de 2025
Hyundai HB20: vendas muito baixas e fora do padrão no começo de 2025
Foto: Divulgação Hyundai

O Hyundai HB20 vive sua pior crise de mercado. Em janeiro e fevereiro ele teve duas das cinco piores vendas de sua história. Este mês, faltando apenas três dias de emplacamentos, deve registrar a sua pior venda – tem pouco mais de 2,6 mil registros e no máximo deve fazer uns 2,9 mil.*

Para piorar, uma pesquisa do Mobiauto apontou o Hyundai HB20 como o carro que mais desvalorizou no ano passado (-25,6%). Como comparação, o Volkswagen Polo registrou -21%, o Fiat Argo teve -12% e o Chevrolet Onix ficou com -5%. Segundo dois concessionários (SP e PR) ouvidos pelo Guia do Carro, o HB20 deixou de ser um bom negócio para os revendedores.

Um revendedor de São Paulo afirmou que a Hyundai errou ao apostar nas vendas diretas, pois isso teria tirado valor de revenda do HB20. Se vender menos de 2.992 unidades em fevereiro (o que parece provável), este será o pior mês da história do hatchback fabricado em Piracicaba (SP).

Segundo o Mobiauto, quem pagou R$ 98.500 por um HB20 em 2024 só conseguiu R$ 73.300 pelo carro depois de um ano. Não é muito diferente da desvalorização do VW Polo, porém a Hyundai tem menos versatilidade na produção do que a Volkswagen. A fábrica de Piracicaba foi configurada para produzir 60% de HB20 e 40% de Creta.

A aposta nas vendas diretas fez o Hyundai HB20 ter um grande sucesso comercial. Com 97.079 vendas, ficou em 4º lugar e perdeu por apenas 424 unidades para o Chevrolet Onix. Entretanto, 55,6% desses emplacamentos (54.034) foram vendas diretas. É uma tática totalmente diferente da que a Hyundai usa para o Creta, que é bicampeão nacional do varejo e tem apenas 18,8% de vendas diretas.

A Bright Consulting informou ao Guia do Carro que as vendas diretas, que responderam por 74,7% dos emplacamentos em novembro e 57,8% em dezembro, despencaram para 10% em janeiro e 24,2% em fevereiro. Segundo o consultor automotivo Milad Kalume Neto, um dos motivos da queda do HB20 pode ser "a alta competitividade do segmento". Mas há outros: "Em paralelo o HB20 teve uma elevação de preços que o fez perder competitividade mesmo trazendo elementos diferenciais em relação aos concorrentes", comentou Milad.

Uma outra fonte do setor automotivo comentou que alguns concessionários estariam rejeitando o HB20 devido à alta aposta da Hyundai nas vendas diretas: "Alavancar demais as vendas em locadoras desvaloriza o produto porque ele retorna ao mercado como usado a preços menores".

Entretanto, a montadora coreana rechaça todas essas teorias. Procuramos a Hyundai do Brasil para comentar as causas da queda do HB20 este ano e recebemos a seguinte resposta:

“O que está ocorrendo nos dois primeiros meses de 2025 é reflexo de um emplacamento em janeiro de 2024 de um expressivo lote de unidades do HB20 comercializadas em dezembro de 2023. Ou seja, o número de vendas do HB20 registrado em janeiro de 2025 não foi de unidades comercializadas unicamente naquele mês. Junta-se a isso o fato de a Hyundai ter escoado todo o seu estoque da fábrica em dezembro do ano passado, fazendo com que, em 2025, começássemos o ano sem estoque algum, tendo que produzir e abastecer toda a rede de concessionárias no decorrer do mês, o que impactou fortemente o volume de vendas da primeira quinzena. Por isso, as vendas do HB20 no acumulado deste ano estão tão abaixo da referência estabelecida para o mesmo período do ano passado. A previsão da Hyundai é que os volumes de vendas do HB20, já a partir do fechamento de fevereiro e no decorrer de março, comecem a refletir um cenário mais próximo do comparativo com o ano passado, levando o modelo a recuperar sua posição de costume no ranking de vendas, sem impacto para o volume total planejado para o ano de 2025."

Veja abaixo as cinco piores vendas do Hyundai HB20.

  • 2.621 em Fevereiro 2024 (provisório)*
  • 2.837 em Abril 2020 (pandemia)
  • 2.992 em Fevereiro 2023
  • 3.312 em Outubro 2012 (lançamento)
  • 3.678 em Janeiro 2025

Em três dos cinco anos citados, o Hyundai HB20 teve no máximo um único mês ruim. Em 2025, em dois meses, já são duas vendas ruins. Por isso, o cenário é inusitado e a Hyundai precisará recuperar as vendas do carro. Para além disso, o HB20 também teve muitas mudanças de design e isso é ruim.

Em janeiro, o Hyundai HB20 caiu de 2º para 14º lugar no ranking, perdendo 51% das vendas em comparação com o ano anterior. Em fevereiro, segundo a Fenabrave, ocupa atualmente o 18º lugar, contra o 6º lugar há um ano. Para um carro que revolucionou o segmento de hatches compactos, em seus primeiros anos, é um resultado bastante ruim, mesmo considerando que janeiro e fevereiro são meses fracos de venda.

Como produto, o Hyundai HB20 é um bom carro e já provou seu valor muitas vezes, em várias avaliações que fizemos no Guia do Carro e também em 12 anos de mercado. O problema parece ser mesmo de estratégia industrial. O HB20 tem potencial para voltar ao topo do ranking. Segundo a resposta que tivemos da Hyundai do Brasil, voltará. Vamos acompanhar.

*Números atualizados em 26 Fev. 2025.

Guia do Carro
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade