Hilux SRX Plus mostra que Toyota tem picape esportiva de verdade
Pela primeira vez na Hilux o eixo traseiro é equipado com uma barra estabilizadora, o que fez a rigidez de rolagem aumentar em 20%.
A Toyota definiu o Hilux SRX Plus como uma espécie de fusão entre as versões SRX e GR Sport. A mais nova picape do line-up une, segundo a marca, as características de conforto da SRX com a esportividade da GR Sport para favorecer o uso misto (tanto no asfalto quando na terra).
E foi isso que a Toyota buscou ao promover um teste com a imprensa especializada em um circuito off-road montado no Circuito Panamericano, em Elias Fausto, SP.
A atividade foi curta, mas suficiente para mostrar a proposta do Toyota Hilux SRX Plus. Em um primeiro momento, com a tração nas quatro rodas já selecionada, era preciso acelerar a picape em um longo trecho de terra a uma velocidade média de 80 km/h. E em nenhum momento o Toyota Hilux SRX Plus “patinou”.
Na sequência foi acionada a reduzida para transpor um terreno com muita lama, seguido de uma grande subida. Mais uma vez a picape transmitiu segurança e os pneus encontraram rapidamente a aderência ideal.
Em um teste de inclinação o Toyota Hilux SRX Plus também apresentou boa estabilidade. Ainda testamos a capacidade de imersão, levando a picape para uma área alagada. O Toyota Hilux SRX Plus ganhou 20 mm de altura livre do solo.
Perto do fim do teste, colocamos a picape em diferentes tipos de piso, como asfalto irregular. Mais uma vez o Toyota Hilux SRX Plus apresentou conforto. O último trecho foi percorrido novamente na terra, mas sem o recurso do 4x4. Não tivemos nenhum problema.
A picape Hilux SRX Plus é produzido em Zárate, na Argentina e chega ao Brasil pelo preço de R$ 334.890.
A plataforma dessa nova versão apresenta uma nova arquitetura com eixos mais largos, +140 mm na frente e +155 mm atrás, com braços de suspensão alargados e novos amortecedores (tubo duplo) com 3 mm a mais de diâmetro, maior capacidade de absorção de impactos e, no caso dos amortecedores traseiros, em posição modificada (reposicionados para fora do chassi).
Pela primeira vez na Hilux o eixo traseiro é equipado com uma barra estabilizadora, o que fez a rigidez de rolagem aumentar em 20%. Ao mesmo tempo, essa reconfiguração do chassi permitiu aumentar o ângulo de ataque em 1 grau.
Por fora, o Toyota Hilux SRX Plus traz novas molduras alargadas (na cor do veículo) nos para-lamas e uma barra aerodinâmica traseira (também na cor do carro). A cabine tem central multimídia com tela touchscreen de 9”.
Sob o capô está o motor turbodiesel 2.8 16V, que entrega 204 cv de potência e torque de 500 Nm a 2.800 rpm. A versão SRX Plus conta com transmissão automática de 6 velocidades e dispõe igualmente de bloqueio do diferencial traseiro, além de controle de descida e subida. Os freios traseiros são a disco.
A picape tem ainda Sistema de Pré-Colisão Frontal, Alerta de Mudança de Faixa e Controle de Cruzeiro Adaptativo.
“Pensamos no consumidor que usa a picape para uso misto e não vai comprar uma GR Sport, por ser muito esportiva, mas vai comprar uma SRX Plus que oferece praticidade, conforto e esportividade”, disse o gerente de planejamento da Toyota, Rogério Sasaki.