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Hilux SRX Plus mostra que Toyota tem picape esportiva de verdade

Pela primeira vez na Hilux o eixo traseiro é equipado com uma barra estabilizadora, o que fez a rigidez de rolagem aumentar em 20%.

2 dez 2023 - 06h00
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Toyota Hilux SRX Plus
Toyota Hilux SRX Plus
Foto: Toyota / Guia do Carro

A Toyota definiu o Hilux SRX Plus como uma espécie de fusão entre as versões SRX e GR Sport. A mais nova picape do line-up une, segundo a marca, as características de conforto da SRX com a esportividade da GR Sport para favorecer o uso misto (tanto no asfalto quando na terra).

E foi isso que a Toyota buscou ao promover um teste com a imprensa especializada em um circuito off-road montado no Circuito Panamericano, em Elias Fausto, SP.

Toyota Hilux SRX Plus
Toyota Hilux SRX Plus
Foto: Toyota / Guia do Carro

A atividade foi curta, mas suficiente para mostrar a proposta do Toyota Hilux SRX Plus. Em um primeiro momento, com a tração nas quatro rodas já selecionada, era preciso acelerar a picape em um longo trecho de terra a uma velocidade média de 80 km/h. E em nenhum momento o Toyota Hilux SRX Plus “patinou”.

Toyota Hilux SRX Plus
Toyota Hilux SRX Plus
Foto: Toyota / Guia do Carro

Na sequência foi acionada a reduzida para transpor um terreno com muita lama, seguido de uma grande subida. Mais uma vez a picape transmitiu segurança e os pneus encontraram rapidamente a aderência ideal.

Em um teste de inclinação o Toyota Hilux SRX Plus também apresentou boa estabilidade. Ainda testamos a capacidade de imersão, levando a picape para uma área alagada. O Toyota Hilux SRX Plus ganhou 20 mm de altura livre do solo.

Toyota Hilux SRX Plus
Toyota Hilux SRX Plus
Foto: Toyota / Guia do Carro

Perto do fim do teste, colocamos a picape em diferentes tipos de piso, como asfalto irregular. Mais uma vez o Toyota Hilux SRX Plus apresentou conforto. O último trecho foi percorrido novamente na terra, mas sem o recurso do 4x4. Não tivemos nenhum problema.

A picape Hilux SRX Plus é produzido em Zárate, na Argentina e chega ao Brasil pelo preço de R$ 334.890.

Toyota Hilux SRX Plus
Toyota Hilux SRX Plus
Foto: Toyota / Guia do Carro

A plataforma dessa nova versão apresenta uma nova arquitetura com eixos mais largos, +140 mm na frente e +155 mm atrás, com braços de suspensão alargados e novos amortecedores (tubo duplo) com 3 mm a mais de diâmetro, maior capacidade de absorção de impactos e, no caso dos amortecedores traseiros, em posição modificada (reposicionados para fora do chassi).

Toyota Hilux SRX Plus
Toyota Hilux SRX Plus
Foto: Toyota / Guia do Carro

Pela primeira vez na Hilux o eixo traseiro é equipado com uma barra estabilizadora, o que fez a rigidez de rolagem aumentar em 20%. Ao mesmo tempo, essa reconfiguração do chassi permitiu aumentar o ângulo de ataque em 1 grau.

Por fora, o Toyota Hilux SRX Plus traz novas molduras alargadas (na cor do veículo) nos para-lamas e uma barra aerodinâmica traseira (também na cor do carro). A cabine tem central multimídia com tela touchscreen de 9”.

Toyota Hilux SRX Plus
Toyota Hilux SRX Plus
Foto: Toyota / Guia do Carro

Sob o capô está o motor turbodiesel 2.8 16V, que entrega 204 cv de potência e torque de 500 Nm a 2.800 rpm. A versão SRX Plus conta com transmissão automática de 6 velocidades e dispõe igualmente de bloqueio do diferencial traseiro, além de controle de descida e subida. Os freios traseiros são a disco.

A picape tem ainda Sistema de Pré-Colisão Frontal, Alerta de Mudança de Faixa e Controle de Cruzeiro Adaptativo.

Toyota Hilux SRX Plus
Toyota Hilux SRX Plus
Foto: Toyota / Guia do Carro

“Pensamos no consumidor que usa a picape para uso misto e não vai comprar uma GR Sport, por ser muito esportiva, mas vai comprar uma SRX Plus que oferece praticidade, conforto e esportividade”, disse o gerente de planejamento da Toyota, Rogério Sasaki.

Guia do Carro
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