Honda Accord estreia nova geração com "Híbrido Avançado"
Em nova geração, Honda Accord aprimora motor e tecnologia; saiba tudo que mudou no sedã, o preço e como foram as primeiras impressões
A Honda tem bem definido o perfil dos compradores da 11ª geração do Accord. A marca projeta pessoas já consolidadas financeiramente ou em boas condições, mas que ainda estejam em busca de algo a mais.
Para esse público há um carro mais evoluído em comparação com a geração anterior e com uma configuração de motor que o torna interessante. O novo Honda Accord Advanced Hybrid (ou Híbrido Avançado) custa R$ 324.900.
O novo Accord traz a tecnologia híbrida e:HEV, que combina dois motores elétricos – um para tração e outro para geração de energia – e um motor a combustão.
Agora, os motores elétricos estão dispostos em paralelo e não mais em série, o que implica em um novo e-CVT. O novo motor 4 cilindros 2.0 de ciclo Atkinson agora possui injeção direta de combustível.
Está claro que a Honda aposta também na elegância ao apresentar a 11ª geração do Accord. A começar pelo crescimento longitudinal, reforçado pelo capô alongado. A linha de cintura horizontal e o caimento da coluna C são complementadas pela dianteira, que também apresenta o frontal baixo.
A grade dianteira tem acabamento Black Piano, compondo uma frente em conjunto com os faróis full LED com DRL, destacando a horizontalidade do conceito “Low & Wide”, ou seja, baixo e largo.
Na traseira, o conjunto óptico é formado por lanternas bipartidas, unidas por uma barra luminosa com o logotipo da Honda ao centro de uma superfície nivelada. As rodas têm aro 18 e são calçadas com pneus 235/45.
Na parte interna, o Honda Accord tem os limpadores de para-brisa fora do campo de visão do motorista. As saídas de ventilação do painel se camuflam em meio a uma trama metálica. O teto solar é elétrico, mas não panorâmico.
O novo Accord traz ainda bancos com estabilizador corporal e ajustes elétricos para motorista e passageiro. O porta-malas tem capacidade para 574 litros.
Na tecnologia, o Honda Accord recebe painel de instrumentos TFT full-digital com 10,2”. O sedã oferece a possibilidade de consulta das informações básicas de condução pelo Head Up Display de 6”.
A porção central do painel é ocupada por uma tela multimídia sensível ao toque de 12,3”. O sistema é compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
A plataforma de conectividade myHonda Connect também está disponível no novo Accord, permitindo a conexão via aplicativo no smartphone. As principais funções são: notificação automática de colisão, detecção remota de falha, alarme de segurança, rastreamento do veículo em movimento e controle geográfico.
O que mudou na motorização
Foi pelo Accord que, em 2021, a Honda estreou no Brasil a tecnologia e:HEV. Os motores elétricos foram posicionados com eixos paralelos e não mais em série como no Civic, configurando assim uma nova caixa e-CVT. A ideia é oferecer a melhor performance com redução de ruídos e vibrações.
Esse powertrain preservou a potência máxima do motor elétrico de tração, 184 cv, mas o torque aumentou, passando para 334 Nm (antes eram 314 Nm). O Accord traz um novo motor a combustão 4 cilindros 2.0 16V com duplo comando de válvulas no cabeçote, VTC.
Agora, com injeção direta de gasolina, o torque passou para 188 Nm a 4.500 rpm (antes eram 174 Nm a 3.500 rpm) e a potência subiu para 146 cv a 6.100 rpm (antes eram 145 cv a 6.000 rpm).
O sistema e:HEV possui três modos de operação: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (elétrico e combustão) e Engine Drive (somente combustão).
No Hybrid Drive o motor a combustão poderá atuar para fornecimento de energia, enquanto em EV Drive a energia será proveniente do conjunto das baterias. São quatro modos de condução: Econ, Normal, Sport e Individual.
Segundo o PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), o novo Honda Accord registrou 17,8 km/l de gasolina na cidade e 16,1 km/l na estrada.
O novo padrão de rigidez da carroceria veio acompanhado de uma revisão das suspensões, que continuam do tipo MacPherson na dianteira e multilink na traseira.
O Accord traz também o Honda Sensing, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista. Engloba controle de cruzeiro adaptativo, frenagem para mitigação de colisão, assistência de permanência em faixa, mitigação de evasão de pista, farol alto automático, entre outros.
Tem também monitor de atenção do motorista, assistente de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, luzes de emergência em frenagens severas, câmera de ré multivisão, sensor de pressão dos pneus, assistente para redução de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, entre outros.
Novo Accord na pista
A Honda promoveu um test-drive para que o novo Accord fosse avaliado em todas as condições. Deixamos a sede da empresa, na Zona Sul de São Paulo e fomos até Mairiporã, em uma rota que englobou Jundiaí e Itatiba, ou seja, pegamos tráfego urbano pesado, rodovias e áreas urbanas mais tranquilas.
No difícil trânsito paulistano o Accord circulou basicamente com o motor elétrico. Já na Marginal Pinheiros, antes do acesso à Rodovia dos Bandeirantes, o motor a combustão entrou em ação, para depois ser predominante na estrada. Mesmo assim, mantivemos a autonomia acima de 17 km/l.
Potência e torque o Accord entregou bem. Testamos o modo Sport, mas o sedã mais fez barulho do que apresentou algum desempenho mais dinâmico.
A estabilidade do Accord foi outro ponto positivo. O sedã transmitiu muita segurança, além de contar com a câmera auxiliar no retrovisor direito, fornecendo a imagem no sistema multimídia.
Conforto o Accord sabe entregar. A posição ideal de dirigir foi facilmente encontrada modelo tem ótima ergonomia. A suspensão trabalha bem com as rodas de 18” e o conjunto garantiu bom conforto a bordo. O ar-condicionado distribuiu bem a temperatura por toda a cabine.
No retorno, dessa vez pela Rodovia Fernão Dias, enfrentamos uma verdadeira tempestade. Colocado à prova, o Honda Accord não decepcionou. Em nenhum momento aquaplanou e em todos os instantes transmitiu bastante segurança.