Honda desaba na China; Chery sobe cinco posições e entra no ranking top 10
Além da Honda, outras marcas tradicionais, como Volkswagen e Toyota, também tiveram quedas importantes no mercado chinês
O avanço dos carros elétricos na China tem se tornado um tormento para algumas marcas tradicionais. A maior vítima de 2024 foi a Honda, que desabou no mercado chinês. Perdeu apenas duas posições, mas o recuo em volume de vendas foi grande: -26,7%.
Segundo a consultoria Focus2Move, o setor de veículos elétricos da China manteve seu domínio global, garantindo uma participação de mercado de 30,2% com um aumento de 38,8% ano a ano.
“As vendas acumuladas atingiram 9,37 milhões, ressaltando a expansão implacável do setor”, comentou Focus2Move. “Investimentos estratégicos e ventos favoráveis de políticas continuam a alimentar sua rápida ascensão.”
Uma das marcas que mais cresceram foi a Chery, que ganhou cinco posições e entrou no ranking top 10. Mas a BYD continua a dominar o mercado de veículos elétricos da China, com cerca de 40% de participação.
Tesla e Wuling estão atrás, cada uma vendendo menos de um quarto do volume da BYD. Enquanto isso, Huawei e Geely registraram desempenhos de destaque, garantindo o 4º e o 6º lugar no ranking.
Focus2Move relatou que o mercado automotivo da China sustentou seu crescimento em 2024, expandindo 3,8% para 23,26 milhões de vendas (atacado + importações). “Uma recuperação no final do ano nos últimos quatro meses ajudou a impulsionar a resiliência do setor”, comentou a consultoria.
A BYD fechou o ano no topo do ranking com 3,57 milhões de vendas (+38,6%) defendendo a liderança do ataque da Volkswagen, em segundo lugar com 2,08 milhões de vendas (-7,0%).
A Toyota está em terceiro lugar com 1,59 milhão de vendas (-8,4%), seguida pela Geely – subindo duas posições – com 1,20 milhão de vendas (+19,4%), Changan com 999.647 vendas (-11,2%) e Honda – caindo duas posições e despencando em volume – com 881.737 (-26,7%).
A Wuling, que subiu três posições, ficou em 7º lugar com 786.440 vendas (+11,9%), seguida pela Chery, que deu um salto de cinco sposições, com 721.317 (+37,8%).
Duas marcas alemãs fecham o ranking top 10 de marcas automotivas na China. A BMW caiu uma posição com 692.401 (-13,1%) e terminou em 9º lugar. A Mercedes, em 10º, caiu duas posições e registrou 689.368 vendas (-5,4%).