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Honda HR-V de R$ 149.900 é competitivo perante VW T-Cross

Na faixa de R$ 149/150 mil, novo HR-V 1.5 aspirado ataca o líder T-Cross 1.0 turbo; veja as vantagens de cada SUV

3 ago 2022 - 14h07
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Novo Honda HR-V EXL Sensing
Novo Honda HR-V EXL Sensing
Foto: Honda / Divulgação

O novo Honda HR-V estreia no mercado brasileiro disposto a atacar o líder da categoria B-SUV, o Volkswagen T-Cross. Os dois utilitários compactos têm praticamente o mesmo preço na faixa de R$ 149/150 mil. O HR-V EXL 1.5 aspirado custa R$ 149.900; o T-Cross Comfortline 1.0 turbo sai por R$ 149.020. Diferença de R$ 80.

Analisando as principais características técnicas dos dois carros, notamos que o novo Honda HR-V está muito competitivo em sua versão intermediária perante o T-Cross intermediário. Vale dizer que nesta análise não levamos em conta a dirigibilidade, pois ainda não foi possível avaliar o novo HR-V no dia-a-dia.

O Honda HR-V cresceu e mede 4,33 m. É, portanto, 13 cm maior do que o Volkswagen T-Cross. Também é ligeiramente maior em largura (3 mm) e altura (2 mm), mas perde na distância entre-eixos (2,61 m contra 2,65 m). Isso significa que os dois carros têm o mesmo nível de conforto e o T-Cross leva pequena vantagem no porta-malas (373 litros contra 354).

Novo Honda HR-V 1.5 EXL Sensing
Novo Honda HR-V 1.5 EXL Sensing
Foto: Honda / Divulgação

O Volkswagen também é um pouco mais elevado em relação ao solo – tem 19,1 cm contra 18,5 cm. A briga entre os dois SUVs pode ser boa. A vantagem do Honda HR-V é clara somente na oferta de alguns equipamentos, como veremos adiante.

A Honda não quis aderir à moda do motor turbo. Por isso, o novo HR-V trocou o motor 1.8 de 140 cv pelo motor 1.5 aspirado flex de 126 cv de potência (tanto com gasolina quanto com etanol) que estreou na nova geração do Civic. O VW T-Cross usa o consagrado motor 1.0 turbo de 116 cv com gasolina e 128 cv com etanol. Ou seja: perde em desempenho com gasolina, mas ganha com etanol.

Um item importante desses motores é o torque, bem melhor do SUV da Volkswagen: 200 Nm contra 155 Nm. Isso representa, na teoria, respostas mais rápidas em baixas rotações, o que deixa o carro mais ágil em arrancadas e retomadas de velocidade. Tanto que o T-Cross é quase 1 segundo mais rápido para ir de 0 a 100 km/h. Faz em 10,4 segundos contra 11,2 segundos do HR-V. Ganha também em velocidade máxima: 184 km/h contra 175.

Volkswagen T-Cross Highline
Volkswagen T-Cross Highline
Foto: VW / Divulgação

Por causa da diferença de potência, o Honda HR-V é mais econômico com etanol e o VW T-Cross é mais econômico com gasolina. Veja os números no quadro abaixo e tire suas conclusões, dependendo do combustível que costuma usar mais em seu dia-a-dia e/ou em viagens.. 

CICLOHR-V EXL 1.5T-CROSS 1.0T
Gasolina cidade12,7 km/l12,0 km/l
Gasolina estrada13,9 km/l14,4 km/l
Etanol cidade8,8 km/l8,3 km/l
Etanol estrada9,8 km/l10,0 km/l

É na oferta de equipamentos que a Honda jogou pesado. O novo HR-V EXL tem vários itens importantes de série que o diferenciam do VW T-Cross Comfortline, como faróis de led, assistente de farol alto, controle automático de descida, alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa, assistente de permanência em faixa, apoio de braço no banco traseiro, bancos de couro, Auto Hold, alças de segurança no teto e freio de estacionamento eletrônico.

O T-Cross tem alguns desses itens como opcionais e se diferencia, no pacote de série, por apenas três itens: sensor de estacionamento dianteiro, alerta de fadiga do motorista e carregador do celular por indução. Como a Honda melhorou muito na questão da multimídia, podemos considerar um empate nesse item importante.

O Honda HR-V tem mais uma versão 1.5 aspirada flex, também com o pacote Sensing de segurança, a EX, que custa R$ 142.500. O Volkswagen T-Cross tem mais duas versões abaixo: Sense por R$ 111.310 e 200 TSI por R$ 132.390. Acima tem o T-Cross Highline, que custa R$ 158.830 – e é também este carro que a Honda pretende atacar com suas duas versões aspiradas.

Nova geração do Honda HR-V vem superequipada:
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