Honda inaugura centro de pesquisa e desenvolvimento em SP
Montadora reforça plano de nacionalizar os componentes dos veículos
A japonesa Honda inaugurou nesta quinta-feira seu novo centro de pesquisa e desenvolvimento de automóveis na cidade de Sumaré (SP).
O lançamento da nova unidade reforça os planos da montadora no País de nacionalizar cada vez mais os componentes dos veículos, assim como a equipe envolvida no desenvolvimento de novos modelos locais.
No total, R$ 100 milhões foram investidos em equipamentos e instalações que abrigam 300 novos profissionais das áreas de engenharia, compras e projetos, 10% deles são expatriados.
Nos novos laboratórios serão testados itens como sistema de suspensão e motores (teste de ruído e vibração, além de geração e emissão de CO2).
Segundo o diretor geral do centro, Luiz Gazzola, a expectativa é de que 100% da operação no Brasil seja realizada por brasileiros até 2020. Por isso, além dos 300 novos profissionais, no ano passado foram contratados 30 novos engenheiros e outros 20 neste início de ano.
“A meta é que o Brasil seja responsável pela produção e desenvolvimento dos produtos nacionais e da América Latina”, assinala o presidente da Honda da América Latina, Issao Mizoguchi.