Honda lança anti-Corolla Cross nos EUA (ele chega em 2023)
Derivado do sedã Civic, novo Honda HR-V vendido nos EUA tem porte de Corolla Cross e chegará ao mercado brasileiro em 2023 com outro nome
Previsto para estrear em 2023 no Brasil, o novo Honda ZR-V acaba de chegar ao mercado americano. Depois de revelar as primeiras imagens do modelo em abril deste ano, a montadora japonesa anunciou a chegada do novo SUV aos EUA, onde ele será vendido como HR-V. Derivado da 11ª geração do Civic, o novo modelo é maior do que o HR-V global, e promete ser um concorrente de peso para o Toyota Corolla Cross.
Por fora, o novo Honda HR-V americano traz elementos de design em comum com o novo Civic. Na dianteira, o destaque fica para os faróis de formato horizontal e a grade hexagonal com moldura em colmeia. Na lateral, o modelo da Honda traz molduras pretas nas extremidades dos para-lamas e retrovisores destacados da carroceria. As rodas de liga-leve são de 17’’ ou 18’’, dependendo da versão.
Ao contrário da versão global do HR-V – cujo teto adota caimento mais acentuado – o SUV americano conta com um formato mais convencional e que privilegia o espaço interno. O novo Honda HR-V americano mede 4,56 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,61 m de altura. O entre-eixos é de 2,65 m. Na traseira, o novo modelo traz lanternas de LED com acabamento escurecido como no Civic sedã.
Por dentro, o novo Honda HR-V americano adota praticamente o mesmo design da nova geração do Civic. Assim como no sedã, o console tem linhas horizontais e central multimídia de aspecto flutuante de até 9’’. As diferenças entre os dois modelos se resumem às saídas de ar, que contam com uma moldura retangular no Civic – inexistente no ZR-V. Trata-se da mesma receita utilizada pela Toyota com os modelos Corolla sedã e Corolla Cross.
Por outro lado, o volante multifuncional e o painel de instrumentos digital de 7’’ são idênticos aos do novo Civic. Maior do que a nova geração global do HR-V, o novo SUV terá assoalho traseiro plano, para oferecer mais espaço para os passageiros do banco de trás. O porta-malas tem capacidade para 690 litros (até 1.560 litros com os assentos traseiros rebatidos).
Sob o capô, o novo SUV da Honda chega aos EUA sempre equipado com o motor 2.0 aspirado de 160 cv e 186 Nm, que também é oferecido no Civic. O câmbio é um automático do tipo CVT, e a tração pode ser dianteira ou integral, dependendo da versão. Em alguns mercados, o Honda ZR-V também terá a opção de motor 1.5 turbo de 182 cv e 240 Nm ou um conjunto híbrido de 184 cv.
Dentre os equipamentos de segurança, o novo HR-V vendido nos EUA traz de série o pacote Honda Sensing, que oferece 10 airbags (frontais, laterais, de cortina, de joelho para motorista e passageiro dianteiro e central para ocupantes traseiros), sistemas de auxílio em tráfego e reconhecimento de sinalização de trânsito. As versões mais caras trazem ainda sistema de alerta de ponto cego.
Previsto para chegar às concessionárias nos EUA ainda em junho, o novo HR-V americano será vendido em três versões (LX, Sport e EX-L), todas com opções de tração dianteira ou integral. Os preços partem de US$ 23.650 (cerca de R$ 115 mil). Por outro lado, o novo SUV da Honda chegará ao mercado brasileiro apenas em 2023, mas com outro nome. O novo modelo será posicionado entre a nova geração global do HR-V e o novo CR-V, brigando diretamente com o Toyota Corolla Cross.